Perda irreparável


Deputados do PSDB expressam pesar pelo falecimento do ministro Teori Zavascki em acidente

Deputados do PSDB manifestaram nesta quinta-feira (19) pesar pela morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. O ministro morreu aos 68 anos, após a queda de um bancoImagemFotoAudiencia_AP_326253avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Outras quatro pessoas morreram na tragédia. O ministro é relator da Lava Jato no STF. O presidente da República, Michel Temer, fez um pronunciamento no Palácio do Planalto e decretou luto oficial de três dias.

O deputado Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara, divulgou nota lamentando a perda. “O falecimento do ministro Teori Zavascki é uma perda irreparável, que causa a todos nós profunda consternação. Tido por todos como um verdadeiro juiz, na mais profunda essência do cargo, o ministro cumpria um papel primordial nas investigações do maior escândalo de corrupção da história. Ao mesmo tempo em que prestamos solidariedade aos familiares de todas as vítimas, amigos e colaboradores, esperamos uma célere investigação sobre as causas do acidente”, declarou.

O líder eleito da bancada tucana para 2017, deputado Ricardo Tripoli (SP), destacou que Zavascki desempenhava com muita dedicação, rigor e  responsabilidade sua missão. “Seu falecimento inesperado é algo que choca a nós todos. Nossa solidariedade aos familiares e amigos do ministro e de todos os demais passageiros”, completou.

Para o deputado federal e vice-presidente nacional do PSDB, Carlos Sampaio (SP), trata-se de “uma grande perda” para o país. “Foi com profunda tristeza que recebi a notícia da morte do ministro Teori Zavascki, num acidente aéreo, na tarde de hoje! É uma grande perda para nosso País, não só pelo brilhante trabalho como relator da Lava Jato e pelo quanto representava como ministro que veio da carreira de juiz, mas também pela correção de seus atos. Que Deus dê forças à família do ministro”, afirmou o tucano nas redes sociais.

No fim da tarde, depois da confirmação da morte do ministro, tucanos expressaram pesar nas redes sociais. O Brasil perdeu um grande magistrado, afirmou a deputada Shéridan (RR). “Pessoa que sempre demonstrou seriedade e respeito pela cadeira que ocupava no STF. Meus pêsames à família”, lamentou. Para Geovania de Sá (SC), o ministro cumpria um papel fundamental na investigação do maior esquema de corrupção da história do nosso país.”Perda irreparável.”

A Justiça está de luto, frisou o deputado Lobbe Neto (SP).” Relator da Lava Jato, sua atuação fez com que milhões e milhões de brasileiros depositassem a esperança por um país melhor e mais justo. Nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos por esta perda irreparável”.

“O ministro Teori estava fazendo um trabalho extremamente rigoroso à frente da Operação Lava Jato. Foi um grande jurista!”, disse Izalci (DF). Para o deputado Marcus Pestana (MG), a maior homenagem será honrar o legado do ministro. “Ministro Teori deixará lacuna difícil de preencher. Brasil precisava como nunca de seu equilíbrio e firmeza.”

A trágica morte é uma perda para o Brasil, lamentou Paulo Abi-Ackel (MG). “Perdemos todos. Aos seus Familiares e Colegas no STF nosso sincero e profundo sentimento de pesar.”

O ministro cumpriu um papel histórico no STF com a relatoria da Lava Jato, acrescentou Eduardo Cury (SP). “Deixa um legado muito importante para o País. Agora, é preciso acompanhar as apurações sobre o acidente e trabalhar para garantir a continuidade das investigações e punições no âmbito da Lava Jato”, disse. O deputado Miguel Haddad (SP) destacou a necessidade de apurar as causas da queda. “Com certeza o acidente deve ser esclarecido. Mas o mais importante é assegurar presteza na conclusão do relatório e o prosseguimento das investigações”, disse.

“O Ministro Teori Zavascki, vítima de um acidente de avião, deu ao Brasil exemplos de seriedade, firmeza, integridade, coragem e, sobretudo, cidadania. Como relator da operação Lava Jato, adotou medidas inéditas no judiciário brasileiro”, afirmou o deputado João Gualberto (BA). A Justiça perde com o falecimento trágico de Teori, relatou Sílvio Torres (SP). “Estou chocado com a morte de Teori Zavascki, que prestou serviços inestimáveis ao Brasil. Uma perda irreparável. Nossa Justiça fica mais pobre. Uno-me em orações a seus familiares.”

“O Brasil perde um dos seus maiores juristas e juiz. Meus profundos sentimentos a família do ministro”, disse o deputado Fábio Sousa (GO).

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, divulgou nota se dizendo impactado com o trágico acidente. “O Brasil tem uma grande dívida de reconhecimento e gratidão com o ministro pela forma equilibrada e responsável com que ele conduziu um dos momentos mais difíceis da história do país. Ele honrou a cadeira que ocupou na nossa mais alta Corte. Os meus profundos sentimentos às famílias de todas as vítimas”, acrescentou.

(Foto: Carlos Humberto/STF)

Compartilhe:
19 janeiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *