Futuro dos negócios


Aumento na confiança de empresários mostra que pior da crise já passou, aponta Macris

Os executivos brasileiros estão entre os mais otimistas do mundo quanto ao futuro dos seus negócios. Pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers registra o salto de confiança brasileiro como “impressionante”. De acordo com o relatório, 57% dos grandes empresários nacionais estão muito confiantes no crescimento de seus empreendimentos nos próximos 12 meses. Há um ano, apenas 24% dos CEOs brasileiros acreditavam que seus negócios prosperariam e que haveria aumento de receitas. Para o deputado federal Vanderei Macris, do PSDB de São Paulo, é um sinal de que o pior da crise econômica passou.

“Com certeza, o pior da crise econômica já passou. Nós vivemos agora uma inversão do processo com a diminuição de juros, a aprovação do teto de gastos, da reforma da Previdência na Comissão de Justiça, a reforma trabalhista em andamento, e as reformas tributária e política. Essa reversão de expectativas está acontecendo, e é isso que está respaldando a opinião desses empresários que estão aí participando ativamente – e com conhecimento de causa – do que acontece no Brasil hoje”, disse o tucano.

Apesar do otimismo, os executivos brasileiros fazem algumas críticas ao ambiente de negócios local. Eles apontam como barreiras para o progresso o excesso de regulação, a alta carga tributária e a infraestrutura inadequada. Macris concorda com as reclamações e acredita que o governo pode fazer mais pelo setor.

“Tudo isso é fruto de uma realidade. Nós precisamos retomar um Brasil diferente, e essas mudanças que precisamos fazer são as principais para, a partir daí, recuperarmos o investimento na economia, a credibilidade do Brasil”, destacou o parlamentar.

Segundo a pesquisa, a maior parte dos executivos brasileiros também mostra prudência nos planos, e quase 90% dos entrevistados pela consultoria fala em “crescimento orgânico” nos 12 meses seguintes, ou seja, obtido pelo aumento de produção e vendas.

(PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 janeiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *