Atenção à vida


Em iniciativa inovadora, tucanos promovem debate sobre a prevenção ao suicídio

moasicoA Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara realizou audiência pública nesta quinta-feira (8) sobre a prevenção ao suicídio. O debate foi proposto pelos deputados Raimundo Gomes de Matos (CE), Vitor Lippi (SP) e Giovani Cherini (PR-RS), com apoio de outros integrantes do colegiado.

Considerada inovadora, a iniciativa foi elogiada por outros parlamentares e pelos convidados por se tratar de um tema tabu e pouco debatido. Durante a discussão, ficou evidenciada a necessidade de se estabelecerem mecanismos capazes de prevenir o suicídio. Para isso, é preciso conhecer e combater as causas, que são múltiplas, e que passam principalmente por questões psicossociais.

“Precisamos desmistificar esse debate sobre o suicídio. Dizem que isso é desconsideração com as famílias de quem cometeu esse ato, que incentiva novos casos. Ao contrário, é preciso discutir para evitar que mais pessoas sofram a dor da perda de alguém dessa forma”, afirmou Gomes de Matos.

O deputado afirma que é preciso estabelecer políticas para evitar os casos de suicídio. Como destacado durante a audiência, a prevenção é fundamental. “Os casos hoje são numerosos e, além disso, há uma subnotificação. Ou seja, os casos reais são muito maiores do que se divulga. Precisamos estudar, reunir pesquisas e assim encontrar meios de tratar da prevenção”, apontou Gomes de Matos.

Play

Por ano, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio em todo mundo. No Brasil, são cerca de 13 mil casos anuais. Entre adolescentes de 15 a 19 anos os números são alarmantes: essa é a segunda principal causa de morte nessa faixa etária, segundo dados do Mapa da Violência.

A capacitação profissional quanto ao tema é um dos caminhos apontados para prevenir esse mal. Agentes de saúde e profissionais da educação são considerados peças-chaves nesse trabalho. “É preciso fazer um trabalho nas escolas, capaz de identificar pessoas com depressão e assim prevenir esses casos”, apontou o dr. Fábio Gomes Matos, médico psiquiatra professor da Universidade Federal do Ceará.

O deputado Vitor Lippi afirma que é preciso pensar a melhoria da legislação para que brechas da lei sejam sanadas. Os convidados apontaram, por exemplo, a vulnerabilidade da internet, a necessidade de legislar sobre a proteção em pontes e viadutos e para proibir a comercialização de determinadas substâncias nocivas.

GRUPO DE TRABALHO

O tucano defendeu a formação de um grupo de trabalho que poderá envolver tantos os parlamentares, quanto os ministérios da Saúde e da Educação, e diferentes profissionais. A ideia é que o tema seja pautado para que os avanços na prevenção possam realmente ocorrer, seja com o avanço nas leis ou de outras formas.  

Ricardo Nogueira, pesquisador do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, alertou para a quantidade de tentativas, que são até 20 vezes maiores do que o número de casos consumados e chamou atenção para a necessidade de cuidados a essas pessoas.

A jornalista Maia Veloso, do Sistema Meio Norte de Comunicação, afirmou que a imprensa precisa quebrar o tabu e tratar do tema, mas tratá-lo da forma correta, com o enfoque na prevenção, na divulgação dos meios de apoio e a auxílio a pessoas com problemas e sempre considerando a relevância da divulgação do assunto.

A ONU estima que 1,53 milhão de pessoas vão morrer em 2020 por suicídio. Mais de 170 países estabeleceram um acordo para adotar métodos que evitem pelo menos 10% desses casos. O Brasil é um deles. Para que isso realmente seja possível, os deputados afirmam que é preciso reunir informações, capacitar profissionais e então prevenir.

SERVIÇO

Pessoas com problemas e que de alguma forma tenham pouca motivação para viver contam hoje com o serviço do Centro de Valorização da Vida (CVV) – Disque 141.

O CVV (Disque 141) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
8 dezembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *