Melhorando vida da população


Presidida por Lippi, frente de apoio às cidades inteligentes e humanas atuará em prol do desenvolvimento

Foi lançada nesta quarta-feira (7) a Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas, que tem como presidente o deputado Vitor Lippi (SP). O colegiado, com aproximadamente 270 signatários, entre deputados e senadores, conta com quatro parceiros institucionais – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Instituto Smart City Business América, SindiTelebrasil e Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas/FNP. O evento foi prestigiado por parlamentares e representantes de entidades ligadas ao tema. 

Entre outros conceitos, uma “Cidade Inteligente” pode ser definida como aquela que usa tecnologia e inovação para se desenvolver econômica e socialmente, promovendo qualidade de vida aos habitantes, reduzindo a burocracia com uma gestão eficiente e transparente.  Lippi avalia que essa é uma grande agenda positiva para o Brasil e uma oportunidade de gerar mais tecnologia para as cidades, com integração de sistemas e melhores serviços públicos. Conforme  ressaltou, a cada dia surgem novos aplicativos, abrindo um leque de novos usos e instrumentos tecnológicos. 

“Isso vai permitir que possamos utilizar um novo conceito de indústria num futuro próximo que é a internet das coisas. Isso vai gerar muitos recursos, melhorar a economia e a competitividade do Brasil”, aponta Lippi. O conceito de cidade inteligente, avalia o deputado, também pode ser aplicado por meio das parcerias públicas. Um dos exemplos é o da iluminação pública. A contribuição tributária do setor seria repassada a iniciativa privada para que ela encontrasse soluções, trocando as lâmpadas atuais pelas de led, modernizando e ampliando o sistema. 

Diversos deputados compareceram ao evento de lançamento da frente parlamentar, ocorrida no Salão Nobre da Câmara. Entre eles, os tucanos João Paulo Papa (SP), Vanderlei Macris (SP), Ricardo Tripoli (SP), Shéridan (RR), Pedro Vilela (AL), Pedro Cunha Lima (PB), Duarte Nogueira (SP), Bruna Furlan (SP) e Eduardo Cury (SP). Alguns pontos da legislação brasileira deverão ser alterados para que o conceito de cidades inteligentes possa, de fato, ganhar vida e gerar benefícios para as pessoas.

Ex-prefeito de São José dos Campos, uma das maiores cidades do estado de São Paulo, Eduardo Cury acredita que o mundo caminha para um cenário no qual se destacarão as chamadas cidades-nações. De acordo com ele, esse é o começo de um debate que tem uma finalidade maior, que são as cidades economicamente saudáveis.

“As cidades que mais se desenvolveram no mundo foram aquelas que tiveram forte migração. Cidades sem muros são cidades fortes. Para isso, as elas precisam se preparar para serem cidades inteligentes e humanas, prestando serviços de forma inteligente e conectada”, declarou. 

Os parceiros da frente parlamentar incluíram novos colaboradores no debate, entre eles, órgãos do governo, universidades e empresas privadas, que se uniram e antes mesmo de oficializar o colegiado realizaram cinco grandes reuniões e outros encontros menores para preparar uma agenda de atuação da Frente Parlamentar. Destes encontros foram formados cinco grupos (GT) permanentes de trabalho: Parcerias Público-Privadas e Legislação; Governança; Mobilidade Urbana; Infraestrutura; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Entre os objetivos da frente está a criação de centros de desenvolvimentos regionais para que haja o fortalecimento das cidades de acordo com sua vocação para melhorar a eficiência, os arranjos produtivos, o empreendedorismo e a qualificação da mão de obra. As universidades devem ser o palco para essas iniciativas.

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 dezembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *