Soluções regionais


Miguel Haddad quer aperfeiçoar Estatuto da Metrópole para permitir governança regional

O presidente da Subcomissão de Governança Metropolitana, deputado Miguel Haddad (SP), quer aperfeiçoar o Estatuto da Metrópole (Lei 13.089/15), a fim de estimular a busca de soluções regionais para os problemas brasileiros. Segundo ele, a tradição nacional é de tentar soluções 31338145422_9eb5f2fd96_klocais, e não regionais: “O estatuto foi um avanço nesse sentido, mas ainda pode ser melhorado”.

As declarações foram feitas nesta quarta-feira (7) em audiência pública, na Comissão de Desenvolvimento Urbano, sobre governança metropolitana (gestão das funções públicas de interesse comum) nas regiões brasileiras. De acordo com Haddad, que solicitou o debate, a subcomissão deve apresentar proposta de aperfeiçoamento do estatuto até o fim do ano.

“A tendência é que soluções principalmente relacionadas a meio ambiente, saneamento, água, esgoto e saúde sejam potencializadas com ações comuns, de aglomerados ou de regiões metropolitanas”, disse o deputado.

A representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Maristela Baioni, explicou que governança metropolitana é olhar os problemas das cidades de forma integrada. “Decisões tomadas em cada localidade impactam toda a região”, salientou.

Ela apontou que o grande desafio está em mudar a forma de os gestores trabalharem. Na visão da debatedora, deve haver um esforço conjunto em prol do desenvolvimento sustentável, uma vez que o Brasil assumiu compromisso internacional com esse tipo de desenvolvimento.

Conforme Maristela, o Estatuto da Metrópole é um avanço, mas enfrenta desafios de implementação. Ela destacou ainda que não existe fundo específico para pôr em prática o estatuto e avaliou que abrir o País para mais investimentos estrangeiros pode ser uma saída, especialmente em um momento de recessão econômica. Na sua opinião, a subcomissão deveria estudar essa possibilidade.

Na audiência, o assessor sênior do Pnud, Haroldo Machado, ressaltou que o gestor que não se preocupa com questões relativas ao desenvolvimento sustentável corre o risco de não ter, no futuro, investimento públicos e privados.

Entre as questões que devem ser objeto de preocupação dos gestores das cidades, ele destacou a redução dos gases de efeito estufa.

De acordo com o assessor, a ótica do desenvolvimento sustentável implica olhar de forma integrada para os problemas – sob as perspectivas social, da saúde, da educação, da economia e do meio ambiente, por exemplo.

(Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 dezembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *