Momento de dor


No Brasil e na Colômbia, tucanos exaltam homenagem às vítimas da tragédia com a Chapecoense

IMAGEN-16763087-2

Chanceler brasileiro se emocionou durante o seu discurso na noite de quarta-feira no estádio colombiano.

O trágico acidente com o avião da equipe de futebol da Chapecoense, que deixou 71 mortos na terça-feira (29), causou comoção em todo Brasil e também na Colômbia. Jogadores, integrantes da delegação e jornalistas viajavam àquele país para a disputa final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Na noite de quarta-feira, homenagens feitas nos estádios de Chapecó e Medellín emocionaram o planeta. 

Na quarta-feira (30), o ministro das Relações Exteriores, José Serra, esteve no Estádio Atanasio Girardot, na cidade colombiana, para prestar homenagem às vítimas do acidente aéreo. Em seu discurso, o chanceler agradeceu a todos os colombianos e torcedores do Atlético Nacional pelas expressões de solidariedade e conforto, no momento em que todos os brasileiros estão tentando compreender o incompreensível.

Serra declarou que o Brasil jamais esquecerá a forma como os colombianos sentiram o terrível desastre que interrompeu o sonho da heroica equipe da Chapecoense. “A todos vocês, em cada um, queria dar um abraço pessoal muito apertado. E dizer da emoção de aqui escutar o hino que vocês compuseram esta noite em homenagem a estes brasileiros. É uma emoção muito grande. Quero dizer que em toda minha vida nunca tive uma emoção semelhante, muito obrigado Colômbia”, disse o ministro.

A deputada catarinense Geovania de Sá afirmou que essa é uma tristeza não só para a cidade de Chapecó, mas para todo o estado. Ela lembrou que foi decretado um mês de luto pela situação que o estado está passando nesse momento.

“Foi uma grande perda para o estado e para o país. Santa Catarina chora, estamos em luto de um mês decretado, exatamente pela situação que estamos passando. Vimos a comoção mundial e como as pessoas estão prestando suas homenagens”.

A tucana declarou que está solidária com todas as famílias que perderam seus entes e que irá a Chapecó acompanhar o enterro das vítimas e prestar seu carinho às famílias. “Com certeza para o estado e para Chapecó foi uma grande perda. Eram pessoas que estavam indo buscar um título de uma final de campeonato, eram jovens que traziam alegrias e que infelizmente nos deixaram muito abalados”.

Geovania destacou a grandiosidade da homenagem prestada pelos colombianos. Milhares de pessoas foram ao estádio onde seria realizada a partida entre o Chapecoense e o Atlético Nacional, no horário em que começaria o jogo, às 21h45 (hora de Brasília).

O estádio já estava em sua capacidade máxima, com pessoas vestidas de branco e velas acesas para se solidarizar com as vítimas e suas famílias.

Segundo o canal Telemedellín, centenas de pessoas ficaram do lado de fora do estádio e acompanharam a cerimônia por telões. Durante um minuto de silêncio, os expectadores também acenderam seus celulares.

O deputado Betinho Gomes (PE) ressaltou a solidariedade dos colombianos. “Nós brasileiros seremos sempre gratos pelo gesto do povo colombiano, neste momento de extrema dor depois da tragédia que tirou a vida de jogadores da Chapecoense, jornalistas e tripulação”, disse o deputado.

“Foi emocionante a homenagem do povo colombiano, no estádio Atanasio Girardot e nas ruas do país, às 71 vítimas do trágico acidente que atingiu a equipe chapecoense, os jornalistas brasileiros, a tripulação e os amigos que estavam nesse voo. O Brasil agradece imensamente ao clube Atlético Nacional e a todos os colombianos pela solidariedade e sensibilidade”, afirmou o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves.

Em Brasília, o Congresso Nacional recebeu uma iluminação verde em homenagem à Chapecoense.

Assista o discurso do chanceler brasileiro:

 

Compartilhe:
1 dezembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *