Reação positiva


Deputados destacam recuperação da Petrobras após devastação ocorrida nos governos do PT

petrobras

A adoção de medidas para reduzir o endividamento e melhorar a eficiência da Petrobras começa a ser reconhecida pelos investidores e a deixar para trás os estragos ocorridos a partir das denúncias de corrupção reveladas pela Operação Lava Jato. A estatal registra uma alta de 170% em suas ações já e conseguiu subir três degraus em um ranking de valor de mercado que reúne as grandes companhias do setor. É um cenário bem diferente daquele provocado pela escândalo do petrolão, uma das marcas do governo do PT. Só em 2015, o prejuízo da estatal foi de quase R$ 35 bilhões.

A mudança no cenário, segundo parlamentares do PSDB, é consequência de decisões corretas que estão sendo adotadas pelo governo de Michel Temer e a nova gestão da Petrobras. “São decisões que tem atingido o investidor e colocado o Brasil num ponto em que ele pode resgatar a confiança das empresas brasileiras em termos de oportunidades e alternativas”, disse o deputado Caio Narcio (MG) nesta segunda-feira.

Play

Segundo ele, todo investidor externo está de olho em como o sócio majoritário se porta diante da política econômica, diante da maneira como ele reage as adversidades e qual a seriedade com os gastos. “É lógico que o conjunto da obra está contribuindo para melhorar a visão de quem antes estava observando uma Petrobras sem nexo, sem rumo, sem prioridade”, comparou o parlamentar.

A seriedade e responsabilidade com seus compromissos também é observada pelo deputado Giuseppe Vecci (GO). Segundo ele, a mudança é de perspectiva. “Ela continua numa situação caótica, mas a perspectiva de melhorar é muito grande”, disse o tucano. Ele avalia que a Petrobras teve tanta dificuldade ao longo desses anos que medidas mais justas, meritocráticas, de gestão e de estratégia permitirão, gradativamente, que a petrolífera possa alçar posições que já teve no passado. Vecci também aponta o efeito positivo do projeto que desobriga a Petrobras a participar de todos os investimentos na exploração do pré-sal. 

MENOS DÍVIDAS, MAIS EFICIÊNCIA

Sob a gestão de Pedro Parente, medidas foram tomadas para reduzir o endividamento e melhorar a eficiência da Petrobras. Logo após assumir a presidência da estatal, a nova diretoria anunciou um plano com corte de custos, parcerias e desinvestimentos. Segundo o presidente da empresa, o reconhecimento dessas ações influencia na valorização das ações da empresa.

Parente foi um dos palestrantes da 18ª edição da Rio Oil & Gas, o maior congresso do segmento de óleo e gás na América Latina e um dos três mais importantes do mundo. Além dele, o evento contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, que fez o discurso de abertura da feira, ocasião em que pediu mais diálogo para vencer a crise brasileira.

O presidente da Petrobras tem dito, em entrevistas, que a empresa atravessa um momento de virada, embora ainda tenha muito a fazer há sinais importantes de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Ele cita a redução da taxa de juros dos papéis da dívida da companhia, que caíram de 15% ao ano para 6% no mercado secundário.

força total

(Reportagem: Ana Maria Mejia/fotos: Alexssandro Loyola e divulgação/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
24 outubro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *