Saúde bucal


Em sessão solene pelo Dia do Dentista, Izalci defende ampliação do atendimento para a população

O deputado Izalci (DF) presidiu nesta sexta-feira (21) sessão solene em comemoração ao Dia do Dentista. A homenagem contou com a presença de profissionais da categoria, inclusive representantes da Federação Nacional dos Odontologistas e do Conselho Regional de Odontologia do DF.29840971523_04032ff3ab_z

O Dia do Dentista é comemorado em 25 de outubro porque nessa data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

O tucano afirmou que, apesar de todos os avanços, o Brasil não conseguiu levar atendimento odontológico a toda a população. O Brasil tem 19% dos dentistas de todo o mundo, mas ainda tem famílias carentes que não têm acesso ao serviço.

“Os avanços e o número de dentistas ainda não se refletem no acesso de boa parte da população. Isso porque esses profissionais são desestimulados pelo poder público a atender as comunidades que mais precisam”, afirmou Izalci. Segundo ele, 59% dos profissionais se concentram no Sudeste, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A inserção de dentistas em políticas públicas de saúde no país não evolui, completou o deputado. É preciso adotar programas efetivos de prevenção e cuidados com a saúde bucal da população.

“Creio que podemos incutir nos nossos gestores a importância da saúde bucal em cada canto do país. Saúde é responsabilidade de prefeitos, governadores e, acima de tudo, é uma questão de espaço”, completou.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
21 outubro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *