Grande Expediente


Floriano Pesaro alerta para deterioração da ONU por influência de grupos ideológicos

O deputado Floriano Pesaro (SP) fez um alerta para o perigo da deterioração de órgãos conhecidos mundialmente, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e suas agências. O tucano subiu à tribuna para um grande expediente na quinta-feira (20) sobre o risco da presença de 29821301413_7f112082ae_zgrupos ideológicos que deturpam o cerne dessas entidades.

A ONU é responsável por incontáveis ações humanitárias, educacionais, de desenvolvimento sustentável e justiça social, e tem buscado ajudar populações mais vulneráveis em todo planeta. A instituição foi fórum de debates importantes durante guerras e crises. A ONU criou agências especializadas, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre outras.

No entanto, a ONU tem fracassado em implementar planos de paz para impedir massacres como os que têm virado rotina na Síria, afirma o tucano. Segundo ele, a capacidade de ação diante de ditadores é quase nula. A organização não consegue obter consenso de seus membros diante de problemas políticos e territoriais. “Tanto em votações dos países com direito de veto, quanto de todos os outros membros, cada qual busca seus interesses e alianças locais convenientes. Isso pode inviabilizar uma ação mais coerente da ONU”, lamentou.

Pesaro citou a última votação da Unesco referente à condição de Jerusalém e alguns de seus lugares sagrados. Na avaliação dele, a agência se curvou a interesses políticos regionais ao emitir uma resolução qualificando o Monte do Templo como sagrado unicamente aos muçulmanos.

“É um lugar sagrado para os judeus, para os cristãos, para os muçulmanos, um dos locais mais disputados do mundo, especialmente no campo da religião. Negar a sacralidade de Jerusalém para as duas outras religiões monoteístas do mundo é negar a própria história do mundo e da Bíblia”, disse.

As comunidades judaicas e cristãs do mundo ocidental repudiaram a resolução. A decisão indica que a Unesco e a ONU têm funcionado como elementos de manobra de países muçulmanos, afirma Pesaro. “Esse é um capitulo vergonhoso de uma entidade outrora criada com princípios tão nobres”, declarou.

DESENVOLVIMENTO EM SÃO PAULO
O tucano aproveitou o espaço para destacar o trabalho realizado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Pesaro é secretário de Desenvolvimento Social de SP e trabalha lado a lado com Alckmin, de quem recebeu a lição de que governar é trabalhar com dinheiro público com austeridade, responsabilidade e respeito. Segundo o deputado, seu maior aprendizado com o governo do estado é o compromisso em fortalecer os 645 municípios.

Ele citou uma conhecida frase de André Franco Montoro: “Ninguém vive na União ou no Estado. As pessoas vivem no município”. A máxima é constante na gestão de Alckmin, que tem proposto políticas e programas para propiciar o desenvolvimento. “O Estado de São Paulo tem progredido no desenvolvimento de sistemas de monitoramento e avaliação de suas políticas, premissas para a formulação de políticas públicas mais coerentes com a realidade e a necessidade da diversidade dos municípios paulistas”, disse.

Os prefeitos recém-eleitos serão os principais aliados do governo paulista na identificação das necessidades da população, afirmou Pesaro. Ele ressaltou a eleição do tucano João Doria em primeiro turno para a capital do estado. “Essa é uma prova inequívoca da gestão competente do PSDB em nosso estado. Geraldo Alckmin e João Doria farão uma cidade melhor”, frisou.

O tucano defendeu o fortalecimento de parcerias entre União, estados e municípios para ajudar na reestruturação econômica do país. Pesaro falou sobre o trabalho da secretaria que comanda para reforçar as ações de âmbito federal. O governo estadual está próximo de concluir o Cadastro Único, um banco de dados de beneficiários de programas públicos de todas as esferas. Outro exemplo é a parceria que está sendo desenhada com o Ministério do Desenvolvimento Social em relação ao programa de primeira infância, o Programa Criança Feliz.

(Da redação / Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
21 outubro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *