Cidadania


Tucanos destacam programa que permite a jovens vivenciarem experiência parlamentar

parlamento jovem

A Câmara dos Deputados promoveu nesta terça-feira (27) sessão solene de posse dos deputados do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) e eleição da mesa diretora. Deputados do PSDB participaram da cerimônia e destacaram a importância do projeto e seus principais objetivos dentro do processo democrático.

De acordo com o autor do programa, deputado Lobbe Neto (SP), a realização do evento é muito importante para os jovens brasileiros. Ele acredita que este seja um canal para que eles possam conhecer a rotina parlamentar, a preparação de uma projeto de lei e o funcionamento do Poder Legislativo.

O tucano ressalta que o PJB tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático. Ele aponta que isso ocorre mediante participação em uma jornada parlamentar na Casa, com diplomação, posse e exercício do mandato.

Play

Para ele, o projeto visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular. “Que essa troca de informações possa despertar a liderança que cada um tem dentro de si. Que vocês possam conhecer por dentro o que é o parlamento brasileiro. O Brasil depende muito de vocês. Vão em frente”, destacou o deputado.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PJB

O programa vem sendo realizado desde 2004 e já está na sua 13° edição. Neste ano, os 78 participantes foram selecionados entre 1.425 inscritos. Os interessados em viver essa experiência tiveram que elaborar um projeto de lei que serviu de base para a seleção. E o teor do PL deveria visar à melhoria da realidade do país.

O deputado Izalci (DF) também esteve presente na sessão. Ele parabenizou a criação do projeto e avaliou como importante a participação dos jovens no evento.  “Seria bom se todos os jovens brasileiros pudessem ter essa oportunidade que vocês estão tendo, de conhecer um pouco mais o Legislativo e o sistema político brasileiro”.10509543_992852357474746_2205026807949056395_n

O tucano lamentou que infelizmente muitas pessoas não entendem o que é a democracia, e por isso a política brasileira tem sofrido muitos ataques. Para ele, a falta de conhecimento político está fazendo com que as pessoas escolham mal seus candidatos.

“Existem pessoas sem a mínima noção do que é gestão pública administrando nossas cidades. Temos um trabalho de sensibilizar as pessoas de bem a se engajarem na política. Aqui é o espelho da sociedade. Quando vocês saírem daqui, tentem transmitir essa experiência para as pessoas lá fora”, sugeriu.

O Parlamento Jovem Brasileiro é direcionado a estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio ou do 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Participam alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.      

EXPERIÊNCIA POSITIVA

“O programa é excelente. Não tenho nem palavras para falar sobre ele”, comentou, empolgado, o jovem Carlos Hernâni, de Gonçalves (MG). Ele relatou seu empenho na elaboração do projeto sobre a obrigação de se instalar sistema de incêndios em escolas públicas e estaduais. “A maioria dos alunos não sabe como manusear um extintor em caso de algum incêndio”, enfatizou.

Arthur Brilhante, de Recife (PE), o primeiro aluno do Instituto Federal do Pernambuco a participar do programa, também manifestou satisfação com a oportunidade. “Uma experiência única porque estamos tendo a oportunidade de conhecer opiniões diversas, fora a questão educativa, na qual a gente conhece os deputados, o ambiente de trabalho e os gabinetes”, contou. O jovem apresentou sobre a reforma do Pacto Federativo. “Revejo as funções dos estados com a federação, dando mais liberdade para os mesmos tributar e legislar”, explicou.

As jovens de Jaú (SP) Kethelin do Nascimento e Lídia Carvalho também participaram da abertura. Muito animada, Lídia disse que no ano passado tentou, sem sucesso, uma vaga. Mas em 2016 deu certo. Ela apresentou uma PEC sobre abandono de incapaz, tornando-o crime hediondo.

(Reportagem: Elayne Ferraz, com assessoria do deputado Lobbe Neto/foto: Paulo Melo/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
27 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *