Filantropia


Izalci destaca trabalho dos Vicentinos pela melhoria das condições de vida dos mais pobres

O deputado Izalci (DF) homenageou o Dia Nacional dos Vicentinos durante sessão solene, realizada na manhã de segunda-feira (26) pela Câmara dos Deputados. Em discurso, ele ressaltou o trabalho da Sociedade São Vivente de Paulo, de inspiração católica, fundada na França, em 1833. O principal fundador é Antonio Frederico Ozanam.

No Brasil, a Sociedade São Vicente de Paulo, conhecida como Vicentinos, chegou em 1932. Segundo Izalci, a principal preocupação dessa comunidade é com a melhoria das condições de vida dos brasileiros, levando a mensagem do evangelho e uma palavra amiga aos mais sofridos.

A entidade também procura dar apoio material e hoje sustenta milhares de famílias pobres. O parlamentar traça ainda um paralelo entre as ações dos vicentinos inspiradas nos mesmos valores que movem o PSDB.

“Do programa do meu partido, consta expressamente a intenção de acabar com a miséria e diminuir as desigualdades no Brasil. São objetivos que estão no âmago do programa partidário e no coração de seus militantes”, reiterou.

Os vicentinos que atuam no território nacional também trabalham para proporcionar melhores condições de vida a inúmeros de brasileiros.  “Melhorias que são fundamentais para a concepção do projeto político de meu partido”, diz Izalci. Para ele, com a eliminação do sofrimento decorrente da falta de recursos mais elementares para o desenvolvimento humano, a pessoa está pronta para a busca do exercício pleno da cidadania.

Izalci ressalta ainda que o trabalho dos Vicentinos é muito mais abrangente, a exemplo da Campanha Ozanam de coleta de dinheiro para contribuir com os mais necessitados. Em 2015 foram arrecadados R$ 400 mil para investir nessa campanha. A Organização das Nações Unidas estima que existem 800 milhões de pessoas passando fome no mundo.

A instituição também arrecada recursos para projetos sociais. Este ano serão destinados R$ 300 mil para 41 projetos sociais de capacitação profissional. “Nossos homenageados abraçam vividamente o dito popular de que não basta dar o peixe, é preciso ensinar a pescar”, diz Izalci.

O deputado, cujo pai pertenceu à instituição São Vicente de Paulo, conta que o acompanhava na arrecadação de alimentos e tem uma lembrança excepcional desse trabalho feito com muito carinho e dedicação. “Essa sessão solene tem um significado muito particular para meu partido”, disse ele. Da mesma forma que os vicentinos colaboram para a construção de um Brasil melhor com base em princípios e valores que asseguram o alcance desse objetivo, também é papel dessa Casa reconhecer o valor de quem atua na busca de um mundo que ela mesma tem a incumbência de construir.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *