Sessão solene


Izalci: luta das pessoas com deficiência por inclusão ainda tem muitos desafios

izalciA Câmara realizou na tarde desta sexta-feira (23) uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Para o deputado Izalci (DF), muitos avanços foram obtidos ao longo do tempo, mas os resultados ainda estão longe do ideal. Conforme destacou, mais de 1 bilhão de pessoas convivem com alguma forma de deficiência no mundo.

O tucano conclamou a sociedade brasileira a trabalhar permanentemente pela inclusão. No país são mais de 45 milhões de pessoas, sendo que quase 40% com algum tipo de deficiência severa. “Se quisermos de fato um mundo para todos, devemos contribuir com muito empenho para que isso se torne uma realidade”, discursou. 

O parlamentar lembrou que a cerimônia de encerramento das Paralimpíadas do Rio, realizada no último domingo, transmitiu uma mensagem breve e significativa: o mundo é feito para todos. “Creio que isso resume em poucas palavras o significado da longa luta das pessoas com deficiência”, disse o tucano.

Segundo ele, essa população enfrenta barreiras em setores mais disponíveis para a população que não sofre nenhuma deficiência, como transporte, educação e saúde, emprego e informação. “Derrubar essas barreiras e assegurar capacitação e oportunidade para as pessoas com deficiência tem motivado uma mobilização cada vez maior”, ressaltou.  

Entre as conquistas obtidas, o parlamentar citou a Constituição de 88, que estabeleceu responsabilidades do Estado em relação a essa população, proibiu a discriminação salarial, estabeleceu cotas no serviço público e previu a edição de normas de acessibilidade urbana. Hoje, segundo ele, há ampla legislação a respeito, como a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com Deficiência, sancionada ano passado. 

Discursaram na cerimônia, entre outros, representantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais e do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE).

(Da redação/foto: William Sant´Anna)

Compartilhe:
23 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *