Momento de reflexão


Em sessão solene, Izalci relembra vasta trajetória de luta em prol da Educação

Representando o PSDB, o deputado Izalci (DF) participou nesta quarta-feira (21) de sessão solene em comemoração aos dez anos do movimento Todos Pela Educação, que atua, nas palavras do tucano, “com muita competência e dedicação”. “Entrei na política pela educação”, recordou o parlamentar, que fez um histórico de sua longa trajetória em defesa do setor.

Proveniente do interior de MG, o parlamentar chegou ao DF em 1970. O pai trabalhava como vigia e a mãe, servente em uma escola. Ao 14 anos, já trabalhando, conseguiu uma bolsa para fazer o Ensino Médio no melhor colégio da cidade à época. Izalci buscou aproveitar a experiência ao máximo até chegar à faculdade. No ensino superior, fez Ciências Contábeis em uma faculdade particular e chegou a estudar Pedagogia.

Estudantes acompanharam a cerimônia no Plenário Ulysses Guimarães.

Estudantes acompanharam a cerimônia no Plenário Ulysses Guimarães.

Já formado, relatou que presidiu o sindicato dos contadores e criou uma escola, na qual quase metade dos alunos era bolsista. Também idealizou a Associação Brasileira pela Educação de Qualidade e, em 1996, o chamado Cheque Educação, ainda como empresário do setor. O programa concedia bolsas de até 50% nas mensalidades e beneficiou cerca de 100 mil crianças e jovens. Conforme destacou, esse modelo inspirou, anos mais tarde, o Prouni.

Já como secretário de Ciência e Tecnologia do DF, idealizou o Bolsa Universitária, que entre 2008 e 2010 atendeu cerca de 5 mil estudantes com até 100% de descontos nas mensalidades de 32 das melhores instituições particulares de ensino superior no Distrito Federal, conveniadas com o programa. Como contrapartida, o bolsista cumpria até 20 horas semanais como orientador dos alunos do ensino público integral, nas áreas em que estivesse se especializando.

Em sua atuação na Câmara Federal, destacou sua luta em prol do Plano Nacional de Educação e no sonho em resgatar, principalmente com os royalties do petróleo, o que chamou de dívida da educação.

No discurso, Izalci defendeu que a classe política frequente a escola pública por pelo menos uma semana para conhecer a realidade da educação brasileira. Também chamou a atenção para a ausência do ministro da pasta e de outras autoridades em sessões solenes realizadas nos últimos anos na Câmara em comemoração ao Dia do Professor.

CONVIDADOS

Além dos parlamentares, participaram da cerimônia autoridades, estudantes, professores, parlamentares, gestores públicos e pessoas e organizações que lutam pela Educação em todo o território nacional.

Segundo o movimento, o objetivo é chamar a atenção da sociedade brasileira para a urgência de se colocar a Educação Básica pública de qualidade como eixo do projeto de desenvolvimento do país, “condição para que possamos garantir que o Brasil se desenvolva de maneira sustentável, justa e equitativa, seja em tempos de crise ou de crescimento”. O evento contou com a participação da Frente Parlamentar Mista de Educação.

Apesar de registrar avanços, o movimento avalia que ainda persistem grandes desafios no país. Entre os exemplos destacados, um número assustador: são 2,8 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola. Um outro problema citado é a alta evasão: o Brasil não tem se mostrado capaz de manter os jovens na escola, aprendendo o adequado à série em que estão matriculados. Quase metade deles são reprovados ou abandonam a escola.

Entre as participantes que foram à tribuna, estava a jovem Tábata Amaral de Pontes, uma das fundadoras do movimento Mapa Educação. Estudante de escola pública até o final do Ensino Fundamental, ela conquistou cerca de trinta medalhas em olimpíadas de física, química, matemática, astronomia, robótica e linguística. Com o apoio da família, que sempre participou de sua Educação em parceria com a escola, Tábata ganhou bolsas de estudo e alcançou o inimaginável para uma menina da periferia de São Paulo: graduou-se com honras máximas na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das melhores do mundo.

Saiba mais sobre o movimento

(da redação/foto: Luis Macedo – CD)

Compartilhe:
21 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *