Alento necessário


Parlamentares apoiam prioridade para famílias de crianças com microcefalia no Minha Casa, Minha Vida

geovania e fabioDeputados do PSDB consideram um alento para as famílias que têm criança com microcefalia a decisão do presidente Michel Temer e do ministro das Cidades, Bruno Araújo, de atendê-las de forma prioritária no programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (14) durante cerimônia no Palácio do Planalto.

De acordo com Bruno Araújo, a nova norma do programa determina que as unidades habitacionais prontas e adaptadas sejam colocadas à disposição das famílias. “Diante da gravidade da situação, especialmente a região Nordeste do Brasil, que sofre com a zika e com o surto epidemiológico de microcefalia, o Ministério das Cidades dará prioridade máxima às famílias que tenham tido filhos portadores da microcefalia”, esclareceu o ministro Bruno Araújo.

Play

A deputada Geovania de Sá (SC) considera estratégica a decisão de atender essas famílias, que já são vulneráveis do ponto de vista econômico. “A família já é vulnerável e tem mais uma situação como essa, principalmente de saúde. O critério ficou muito bem definido e muito bem compreendido pela população, por uma questão de sensibilidade”, disse.

Segundo o deputado Fábio Sousa (GO), atender essa geração de crianças é uma preocupação da bancada do PSDB. “É uma demonstração de preocupação por essa geração vítima do descuido de um governo que levou à epidemia do zika”, ministro-BrunoAraujo-Microcefalia-PalacioPlanalto_destaquedisse ele, reiterando ser essa postura uma resposta de Estado. “É com certeza um alento para a família que terá uma pessoa dependente de cuidados especiais para o resto da vida. Ter onde morar é uma preocupação a menos”, completou.

O presidente Temer destacou as ações do governo de valorizar os programas sociais, ressaltando que a maioria das mães de filhos com microcefalia são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. “É um detalhe importantíssimo privilegiar essas mães com filhos portadores de microcefalia porque podemos perceber que a maioria está na condição de pobreza”.

Os números oficiais do Ministério da Saúde informam que o Brasil tem 1.687 casos confirmados de microcefalia. De acordo com a nova regra, não haverá sorteio. As famílias enquadradas nesses critérios devem procurar a prefeitura de seu município para receber esclarecimentos.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola e Ministério das Cidades)

Compartilhe:
15 julho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *