Medicamentos em falta


Bruno Covas pede ao Ministério da Saúde informações sobre fibrose cística

23178949232_9609b14f6c_zO deputado Bruno Covas (SP) protocolou, na Câmara, requerimento solicitando informações ao Ministério da Saúde sobre o fornecimento de medicamentos e outras ações para o tratamento da fibrose cística. O tucano quer saber quais ações em andamento para a distribuição, utilização e armazenagem dos medicamentos para o tratamento da doença; qual o valor orçamentário destinado a cada uma das ações e qual é o orçamento para a realização de pesquisas especificamente destinadas ao desenvolvimento de novas terapias e medicamentos para tratamento da fibrose cística.

Além disso, o deputado questiona o Ministério da Saúde sobre a realização de campanhas de esclarecimento e divulgação do diagnóstico e tratamento da doença e se existem ações em estudo para serem executadas no ano que vem. Há um questionamento também específico sobre dotação orçamentária destinada ao Estado de São Paulo.

O requerimento de Bruno Covas foi protocolado diante das recorrentes reclamações dos pacientes sobre a falta de medicamentos, principalmente em São Paulo, mesmo com uma Lei Estadual de 2002 dispondo sobre o adequado estoque e fornecimento de medicamentos.

Bruno lembra ainda que uma portaria do Ministério de Saúde de 2001 garantiu o diagnóstico no período neonatal da fibrose cística no “Teste do Pezinho”. “Essa acertada medida quando associada à correta terapêutica pode aumentar a sobrevida de 10 anos para mais de 40 anos de idade, frise-se, com completa integração à sociedade”, afirmou o deputado.

A fibrose cística é uma doença genética que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino.

(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *