Taxa recorde


Projeto de Daniel Coelho limita juros extorsivos de bancos e cartões

27730021981_e0f2fb0026_zOs juros do rotativo do cartão de crédito voltaram a bater taxa recorde em maio: 18,9 pontos percentuais chegando assim a uma taxa de 471,3% ao ano, de acordo com informações do Banco Central.

A inadimplência nesse segmento chegou a 37,5%, a maior nessa modalidade de crédito. No cheque especial, a taxa avançou de 308,7% para 311,3% ao ano de abril para maio.

O deputado Daniel Coelho (PE) é autor de um projeto de lei que limita os juros de bancos e operadoras de cartões aplicados ao consumidor.

O parlamentar voltou a falar sobre o tema em seu perfil em uma rede social, em função do novo recorde nas taxas, e cobrou a aprovação da matéria que tramita na Câmara dos Deputados na Comissão de Defesa do Consumidor.

“Acredito que não devemos fazer intervenções na atividade econômica, exceto para regular situações de abuso e desequilíbrio. Esse é o caso dos juros extorsivos dos cartões de crédito. Com uma taxa SELIC de 14,15%, as operadoras estão repassando aos consumidores uma cobrança de 471,3%. Por isso voltamos a lembrar e cobrar a aprovação de projeto de nossa autoria que impede esse abuso”, cobrou.

De acordo com o projeto, se a Selic estiver em 14,25%, as taxas das instituições financeiras não podem ultrapassar 28,50%, o que para o tucano já dá “uma margem de lucro muito grande”.

(PSDB-PE)

Compartilhe:
28 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *