Desemprego recorde


Retomada da credibilidade nacional é essencial para geração de empregos, diz Vitor Lippi

A tragédia do desemprego tem feito novas vítimas a cada dia e deixado milhares de famílias desamparadas. O legado devastador deixado pela presidente afastada Dilma Rousseff só poderá ser revertido com muito esforço e trabalho. Nesta sexta-feira (27), o deputado Vitor Lippi 19316052510_e35159298c_z(SP) afirmou que o PSDB está engajado em ajudar o governo de Michel Temer a retomar a confiança e a credibilidade do país, perdidas sob o comando do PT, para que a economia volte a ter fôlego e as vagas de emprego possam surgir novamente.

Lippi afirma que o governo do PT foi um desastre para o Brasil, especialmente para os trabalhadores. O tucano ressaltou que já são mais de 11 milhões de brasileiros desempregados, um recorde vergonhoso. Segundo afirmou, os números têm mostrado um quadro lastimável.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apenas de janeiro a abril foram fechadas 378 mil vagas com carteira assinada. Em 12 meses, 1,8 milhão de postos de trabalho formais acabaram varridos do mapa no Brasil. Só no ano passado, foram cortados mais de 1,5 milhão de postos de trabalho.

Como se não bastasse, neste ano, quase 3 milhões de pessoas que perderam seus empregos já estão sem o seguro-desemprego, concedido por até cinco meses. Ou seja, a procura por uma recolocação no mercado está cada vez mais longa. De acordo com o IBGE, 30,9% dos desocupados nas seis principais regiões metropolitanas do país em fevereiro estavam fora do mercado de trabalho havia mais de seis meses. Trata-se do maior índice para o mês desde 2006.

O deputado do PSDB explica que a falta de emprego compromete toda a estrutura familiar e, ao mesmo tempo, desestabiliza ainda mais a economia nacional. “A situação tem se agravado, o que causa desespero nas famílias. Esse é o desafio número um do governo Temer, pois é preciso retomar o crescimento do país”, lamenta Lippi.

Levantamento realizado pelo jornal “O Globo”, com base nos dados do Caged, mostra que em 76% das cidades com mais de 500 mil habitantes, a criação de vagas virou demissão em massa em 2015. A pesquisa comparou o saldo do mercado de emprego formal nos 5 mil municípios entre 2014 e 2015 e classificou aqueles que mantiveram crescimento, queda ou inverteram o quadro, passando de um saldo positivo para negativo. O resultado indica que, no geral, 54% dos municípios, principalmente as maiores cidades, passaram a apresentar saldo negativo ou mantiveram a queda.  

Apesar do cenário desolador, o tucano acredita que a situação tende a melhorar a partir do momento em que as medidas anunciadas pelo governo para a área econômica começarem a ser colocadas em prática. O deputado afirma que o PSDB dedicará apoio integral a todas as medidas que possam gerar o reaquecimento da economia e a retomada dos empregos.

Lippi explica que o presidente interino Michel Temer montou uma equipe econômica com grandes nomes. Segundo ele, esse é um bom começo e mostra uma grande diferença em relação à gestão da presidente afastada. “Então acreditamos em uma mudança nesse cenário já nos próximos meses”, destaca.

O tucano afirma que, ao conversar com empresários da região de Sorocaba (SP), percebeu que o ambiente de negócios começou a mudar. “Temos uma expectativa positiva de mudança para a melhora desse cenário tão terrível atualmente. O apoio do Congresso é fundamental, mas a recuperação virá. Logo perceberemos uma reversão da tendência, que hoje ainda é de piora, mas que será de melhora, em breve”, explica.

Será fundamental para isso, de acordo com Lippi, a recuperação da credibilidade, perdida sob o comando de Dilma. “A credibilidade do governo é fundamental. Lamentavelmente, o governo do PT mentiu, fraudou leis, descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal”, lembra. Ele afirma que há uma herança trágica deixada por Dilma, mas que, com muito trabalho, será possível recolocar o Brasil nos trilhos.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
27 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *