Desemprego


Comissão do Trabalho aprova pedido de Marchezan para realização de audiência com ministro Ronaldo Nogueira

Foi aprovado nesta terça-feira (24) requerimento do deputado Nelson Marchezan Junior (RS) para convidar o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para prestar informações sobre o plano de trabalho para a área, tendo em vista os atuais índices de desemprego no país.23418441241_02f0ee87cb_k

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítstica (IBGE), o desemprego no Brasil aumentou nos últimos trimestres. “Os índices demonstram que a cada dia mais brasileiros ficam sem seus empregos, prejudicando  a saúde financeira das famílias, e, em última instância, o equilíbrio geral da economia como um todo”, apontou.

Marchezan ressalta que, devido à falta de emprego, as pessoas passaram a ter um padrão de vida pior em razão da crise econômica, que afetou as famílias. Para ele, a retração do mercado de trabalho pode ser explicada pela recessão de 2015, a mais intensa desde 1990. Ele deu como exemplo os sinais de fraqueza nos grandes setores empregadores, como a construção civil e a indústria de transformação, que passaram a demitir num ritmo intenso.

“Com a piora da economia, a taxa de desocupação deve demorar para arrefecer. Especialistas da área têm se manifestado no sentido de que o cenário de pleno emprego, que marcou o início da década, não deverá se repetir nos próximos anos e a expectativa é de que os números permaneçam num patamar alto”, disse o tucano.

COMERCIANTES AUTÔNOMOS

O colegiado também acatou requerimento do tucano que pede a realização de audiência pública para debater sobre o objeto do Projeto de Lei 2.668/2015, que trata sobre as atividades dos representantes comerciais autônomos. Serão convidados representantes da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (CONFERE).

(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *