Corte de vagas


Brasileiro não tem motivos para comemorar no Dia do Trabalhador, lamentam tucanos

Deputados do PSDB lamentaram que os brasileiros não possam comemorar com alegria o Dia do Trabalhador, neste 1° de maio, já que os números confirmam a péssima situação da geração de empregos.PicMonkey Collage

O deputado Nilson Pinto (PA) acredita que o momento é um dos mais complicados que o Brasil já enfrentou, mas aponta que uma esperança começa a surgir, com a possibilidade do fim do governo Dilma. “Ao mesmo tempo em que nós constatamos índices alarmantes, ou seja, esse fundo do poço, nós estamos reconquistando uma esperança, porque o governo que causou este descalabro está saindo pela porta dos fundos. É um 1°de maio diferente, pois se encerra um ciclo de descalabro comandado pela presidente Dilma”.

Em 2015, o Brasil tornou-se o país que mais gerou desempregados em todo o mundo. O país viveu uma reversão no mercado de trabalho como nenhuma outra nação, em análise que leva em conta 59 principais países. A economia brasileira é hoje a terceira com mais desempregados, atrás apenas das superpopulosas China e Índia.

Conforme destaca o Instituto Teotônio Vilela (ITV), países que sofreram com a crise global de 2008 hoje exibem expressiva geração de postos de trabalho: no ano passado, os EUA lideraram a redução do número de desempregados. Em termos relativos, o Brasil também aparece mal na lista: a taxa de desemprego aumentou 2,5 pontos, abaixo apenas da Nigéria, atolada em guerra civil.

Nilson Pinto destaca que o PT, ao longo do seu governo, trabalhou contra o trabalhador, tornando milhares de pessoas desempregadas e desamparadas financeiramente. “Felizmente está chegando ao fim, o trabalho vai voltar a ser valorizado”, afirmou.

O deputado Otavio Leite (RJ) afirma que a situação é motivo para se indignar. Ele associa a falta de emprego com a corrupção causada pelo governo petista. “Realmente é lamentável e triste, que com a proximidade do dia 1º de maio, não há o que comemorar. Eu fico a imaginar as famílias, milhares, que não têm a sua renda no final do mês”, lamenta.

Segundo ele, esse atoleiro levou o Brasil a uma situação inimaginável na sua história. “É preciso preservar o emprego, criar oportunidades. Os trabalhadores brasileiros precisam ter a consciência de que a responsabilidade pelo estado lamentável em que se encontra o país é do PT, é do governo Dilma, é de Lula. Esta é a verdade”.

Já o deputado Duarte Nogueira (SP) afirma que o governo Dilma se aproxima do fim da pior forma possível. “E agora esse governo está sendo fechado, está terminando as suas horas de maneira muito triste, de maneira moribunda, porque fez o que fez, anunciou e acabou com o país, acabou com a esperança, jogou o desemprego lá nas alturas, assim como fizeram com os juros”, declarou.

Conforme mostra o ITV, as projeções para 2016 sugerem que o Brasil corre risco de se manter, novamente, como a nação que mais gera desempregados em todo o mundo. Os primeiros indicadores já divulgados neste ano mostram que a taxa de desemprego continua aumentando– entre os jovens já chega a 21%. A previsão é de um novo salto, com o número de desempregados alcançando 12 milhões até o fim deste ano. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) estima que um em cada três novos desempregados no mundo em 2016 virá do Brasil, o que põe o país numa incômoda e indesejável posição.

(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: )

Compartilhe:
29 abril, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *