Recursos para educação


Tucanos defendem investimento na educação durante homenagem aos reitores universitários

 Luis Macedo Câmara dos DeputadosA Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (28) sessão solene em homenagem aos 50 anos dos Reitores das Universidades Brasileiras. Deputados do PSDB discursaram durante a cerimônia e afirmaram que faltam investimentos do governo para financiar.   

 O deputado Izalci (DF) disse que sem educação de qualidade nenhuma nação avança e, assim, o povo não evolui. “Essa é uma luta constante que os senhores travam todos os dias em cada universidade e cidade desse país para que o nosso sistema de educação superior seja de qualidade e duradouro”, destacou, ao se dirigir aos reitores presentes.

Izalci ressaltou que nos anos 1960, no Brasil, havia apenas 30 universidades. Nos dias atuais, são quase 200 universidades, em torno de 200 centros universitários e 2.000 faculdades. “Foi uma evolução e tanto, em razão do nem sempre permanente apoio dos nossos últimos governantes”.

Para o parlamentar, um dos maiores problemas das universidades e institutos de pesquisas é a falta de  financiamento. Segundo o tucano, os cortes de verbas feitos pelo atual governo podem inviabilizar importantes descobertas no campo científico.

“Finalmente conseguimos aprovar o marco regulatório de ciência, tecnologia, pesquisa e inovação. Atualizamos a legislação e democratizamos o processo, embora tenhamos feito um trabalho suprapartidário fomos surpreendidos por alguns artigos vetados pela presidente Dilma, especialmente no que diz respeito à isenção de impostos, às importações de insumos e de bolsas de estudos, entre outros. Tenho convicção de que derrubaremos os vetos que atrapalham e atrasam o nosso desenvolvimento científico e tecnológico”, justificou.

Por sua vez, o deputado Vitor Lippi (SP) falou da importância de tudo que tem sido feito pelas universidades brasileiras, do que já foi feito e da importante estratégia para o  desenvolvimento do país.

“Tudo muda cada vez mais rápido e nesse cenário de mudanças, inovação, tecnologia, conhecimento e educação são peças fundamentais. Nós precisamos fortalecer ainda mais as universidades. Se tivermos sabedoria, o Brasil vai ter o seu melhor desenvolvimento, vai ser mais competitivo, e conseguir transformar o conhecimento na riqueza que o Brasil precisa”, disse.

 O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) também marcou presença durante a sessão e defendeu a criação de fundos para educação pública e privada. “A ideia dos fundos é para que os estudantes não fiquem dependendo dos governantes. A Câmara pode capitalizar um fundo para investir e financiar a educação pública. Os que estão na escola pública já têm educação gratuita e os de escola privada não dependeria mais da disponibilidade dos governantes”, declarou o deputado, parabenizando a realização da sessão.

O deputado disse acreditar que, com um novo governo, a situação do setor educacional vai melhorar. “Parabenizo as universidades brasileiras. Dependemos, para o progresso do nosso país, de bons professores, mestres e doutores e de alunos de qualidade que venham fazer a diferença nesse país que tem perdido cada ano mão de obra para o exterior por falta de oportunidade. Com a iminência do no novo governo, a esperança se reabre”.

Para Lobbe Neto (SP), efetivamente quem cuida da educação é a grande parceria que se tem entre as entidades privadas, as públicas e as entidades fundacionais. Para ele, esse é o grande marco do país. “Teremos um novo momento no país e quem sabe, se o vice-presidente assumir o governo, os quadros ministeriais sejam alterados e o Ministério da Educação possa ter alguém que entenda perfeitamente da questão educacional e tenha uma sintonia tanto com as entidades privadas, quanto com as entidades públicas”, defendeu o deputado.

Estiveram presentes durante a homenagem Júlio Gregório Filho, Secretário de Estado de Educação do DF, e Benedito Guimarães Aguiar Neto, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

 (Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
28 abril, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *