Investigações miram ex-presidente


Tucanos contestam defesa de Lula sobre imóveis de luxo e apontam contradições de petistas

mosaicoA defesa apresentada pelo ex-presidente Lula sobre o tríplex no Guarujá e o sítio em Atibaia não conseguiu eliminar as suspeitas de tráfico de influência e outros crimes possivelmente caracterizados na aquisição dos imóveis. Ao longo da semana, parlamentares do PT foram à tribuna em defesa do petista, mas as explicações apresentadas não convenceram. Deputados tucanos rebateram os argumentos e apontaram as evidentes contradições.

Contestando a deputada Erika Kokay (PT-DF), que afirmou não haver inquérito contra Lula, o deputado Rocha (AC) lembrou que apresentou, em 2015, denúncia contra o ex-presidente Lula, após tomar conhecimento, pela revista “Veja”, do caso do tríplex. Segundo ele, o Ministério Público de São Paulo determinou a abertura de inquérito. “Então, não dá para ouvir aqui as histerias, os devaneios de quem não quer saber da verdade”, rechaçou o tucano.

Play

Tanto o tríplex quanto o sítio estão sob investigação. A propriedade rural, usada por Lula e sua família em Atibaia, é alvo de investigação da Operação Lava Jato. Segundo relatos de comerciantes locais e prestadores de serviço, parte da reforma foi bancada pelas empreiteiras OAS e Odebrecht, investigadas pela operação. Essa e outras benfeitorias podem ter sido concedidas em troca de contratos com o governo. O apartamento também passou por reforma realizada pela OAS.

Rocha disse que, ao ouvir o discurso de alguns petistas, tem a impressão de que vivem em outro país. Ao contrário disso, o tucano garantiu que as cobranças feitas pelo PSDB são baseadas em fatos e provas.

 “Os discursos que fizemos aqui contra o ex-presidente Lula, contra a presidente Dilma, contra diversos petistas que estão presos, condenados cumprindo pena, são oriundos das investigações da Polícia Federal, do trabalho do Ministério Público Federal e do juiz Sérgio Moro”, disse. “Ao contrário do PT, não nos pautamos por notícias plantadas em blogs sustentados pelo governo, mas no que está nos autos das investigações, que são muitas, que envolvem o ex-presidente”, apontou Rocha.

Alexandre Baldy (GO) também destacou a existência de inquérito originado de operação deflagrada pela Polícia Federal e pela Justiça. “Há vários inquéritos em que o ex-Presidente está incluso, onde são investigados sítios, tríplex, pagamentos a amigos que foram beneficiados pelo governo federal e também aos seus familiares”, apontou.

De acordo com Baldy, é uma falácia alegar que o ex-presidente e seu governo não intensificaram as ações de corrupção, seja com o mensalão, o petrolão, negócios ilegais no BNDES ou nos fundos de pensão. “Hoje, nós percebemos que o Brasil passa por esse momento de crise econômica pela má gestão e pelos escândalos de corrupção que foram colocados pelo governo do PT”, completou.

O tucano disse ainda que a CPI do Carf, que será instalada na Câmara, será importante para investigar outra situação na qual Lula aparece como peça chave: a venda de medidas provisórias patrocinadas pelo governo federal. O petista é alvo da Operação Zelotes, da Polícia Federal, que investiga o caso. Os investigadores apuram suspeitas de pagamentos de propina a integrantes do governo para a aprovação de três MPs que concederam incentivos fiscais à indústria automotiva. Um dos filhos do ex-presidente, Luís Cláudio, recebeu R$ 2,4 milhões de uma consultoria que fez lobby junto ao governo federal para a aprovação das MPs.

De acordo com Caio Narcio (MG), a vida dos brasileiros se deteriora com desemprego e uma economia em recessão. Um dos principais motivos para a crise é a corrupção praticada nos governos de Lula e Dilma. O tucano disse ser lamentável ver reiteradas notícias sobre os escândalos envolvendo o ex-presidente. O tucano lembrou que o petista, há poucos dias, se intitulou a “alma mais honesta do país”.

“Não o estou acusando como condenado, mas digo a ele que, se quer se colocar como a viva alma mais honesta deste país, primeiro esclareça aos brasileiros as dúvidas em relação à sua família, aos seus dois filhos, a sua esposa, ao seu sobrinho e a ele mesmo”, disse o tucano.

Caio avalia que as contradições começam no momento em que o petista diz não ser proprietário do apartamento tríplex de luxo, quando há provas da ligação.  Além disso, as 111 visitas feitas ao sítio em Atibaia mostram que não é possível sustentar a afirmativa de que ele não era o dono do local.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
5 fevereiro, 2016 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Investigações miram ex-presidente”

  1. rubens malta campos disse:

    Pelo que já se sabe está muito difícil ao Lula comprovar que não é o titular do sítio e do triplex.Daí os ataques petistas de que é vítima de perseguição e outras bobagens.Importante é ressaltar o bom trabalho da Polícia Federal,Ministério Público e dar apoio moral ao Juiz Moro.

  2. JORGE HENRIQUE RIBEIRO disse:

    Senhores DEPUTADOS

    O PT colocou todos os partidos políticos na “VALA COMUM”, fiquem atentos, os brasileiros NÃO ACREDITAM nos POLÍTICOS!

    Acham que TODOS SÃO DESONESTOS ou LADRÕES!

    O PT acabou com a CLASSE POLÍTICA de vez.

    É bom o PSDB ficar LONGE dos ESCANDALOS de CORRUPÇÃO!

    O PSDB tem é que “BATER” muito no PT! Colocar o PT sob “PRESSÃO” o tempo TODO.

    ANULAR o CONGRESSO, não APROVAR NADA. Criar MUITAS DIFICULDADES!

    O PSDB poderia tentar AJUDAR a PF e o MPF com o caso BANCOOP, TRIPEX e o SÍTIO do LULA LADRÃO!

    Outra FASE da OPERAÇÃO LAVA JATO vem aí!

    Mais novidades envolvendo os POLÍTICOS!

    Fiquem ATENTOS!

    O governo da MENTIROSA tem que ficar AINDA PIOR!

    Att.

    Eng. JORGE HENRIQUE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *