Sustentabilidade


Tucano propõe divulgação da logística reversa de embalagens plásticas

16989105042_cea6a0f0f2_zO deputado Bruno Covas (SP) apresentou nesta quinta-feira (4) indicação ao Ministério do Meio Ambiente na qual sugere a divulgação da logística reversa de embalagens plásticas, que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao centro produtivo. A logística reversa funciona no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam a diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima.

Ele argumenta que no mês de janeiro foram veiculadas matérias jornalísticas sobre a quantidade de materiais plásticos descartados nos rios e oceanos do mundo. Foram divulgados no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, dados que indicam que os oceanos terão, em 2050, mais plástico do que peixes.

De acordo com estudos do IBGE, 33,2% das embalagens produzidas no país são feitas de papel, papelão e cartão, 29,7% de plástico e 26,6% de metal. Segundo Covas, o descarte incorreto desses materiais em lixos comuns polui rios e mares, terrenos, casas, praças etc. Para ele, isso cria as condições ideais para a proliferação de doenças como as provocadas pelo aedes aegypti: a dengue, a zika e a chikungunya.

“Teremos chances reais de vencer a guerra contra esse novo e perigoso inimigo se cada um fizer a sua parte. Portanto, sugerimos a divulgação de campanhas educativas intensificadas e dirigidas a todos, explicando e informando que, com pequenas atitudes do dia a dia, evitaremos a proliferação de doenças e garantiremos um ambiente mais saudável, mais limpo, sustentável e possível para nós e para as gerações futuras”, declara o tucano.

(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 fevereiro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *