Descaso


Tucanos cobram mais transparência na política de concessão de crédito de banco de fomento

Integrantes do PSDB na CPI do BNDES conversam na reunião desta quarta.

Integrantes do PSDB na CPI do BNDES conversam na reunião desta quarta.

Parlamentares do PSDB reforçaram nesta quarta-feira (3) a importância de incluir no relatório final da CPI do BNDES a exigência de haver mais transparênciana política de concessão de crédito. Depois da leitura dos sub-relatórios setoriais, o deputado Betinho Gomes (PE) disse que as informações obtidas ao longo da investigação comprovam ação irresponsável da direção do BNDES.  

Ele critica ainda a utilização da instituição para promover as políticas das chamadas “campeãs nacionais”. Segundo ele, durante 10 anos a instituição recebeu um aporte de R$ 500 bilhões, num esforço financeiro visando aumentar o investimento privado na economia nacional.

No entanto, em depoimento, o ex-ministro Guido Mantega disse que no período houve um aumento em 3% no volume de investimento privado. Depois retornou a 17%, a um custo altíssimo para o povo brasileiro. “Foi uma política que deu errado, já julgada pelo Tribunal de Contas da União como algo equivocado”, disse ele, reiterando que esse erro praticamente levou o Brasil à falência.

Betinho Gomes criticou a grande dificuldade em obter documentos e em aprovar requerimentos durante o desenrolar dos trabalhos da CPI. Ele cita a suspeita de que, entre 2008 e 2009, quase R$ 800 milhões foram mal aplicados nos contratos com a JBS. Suspeita, inclusive, de que o dinheiro não foi usado para o proposto no contrato. “Precisamos ter garantia de que os recursos estão sendo aplicados em benefício da economia e do povo brasileiro”.

FIM PRECOCE

Também integrante da comissão, o deputado Caio Narcio (MG) disse que a CPI está sendo encerrada precocemente. “Infelizmente, quando os fatos começam a se desdobrar o prazo da CPI acaba. E esse encerramento prematuro deixa a sensação de que havia muitas coisas a se descobrir”, afirmou.

Ele também destacou a comprovação de empréstimos a empresas falidas. “Se foi erro material de causa ou algo isolado é uma avaliação a se fazer”, questionou. Segundo Caio Narcio, outra ação equivocada da diretoria do Banco foi a tentativa de se criar as campeãs nacionais. “O BNDES criando e estimulando monopólios que criou, sim, 3 mil empregos de um lado, mas também provocou a falência de outras empresas e quebrando outros 3 mil empregos”, criticou.

Ele cobrou explicações, não respondidas durante a investigação sobre a decisão em financiar o metrô e o a melhoria de portos em Cuba, em detrimento de metrôs nas capitais brasileiras ou no porto de Santos, que precisa urgentemente de ser viabilizado.”Não temos recursos e a prioridade deveria ser o Brasil”, disse.

Ao encerrar seu questionamento, Caio Narcio defendeu um BNDES mais transparente, que beneficie os médios e pequenos empreendedores e que seja mais dos brasileiros e menos das pessoas que não tem interesse que o Brasil prospere.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
3 fevereiro, 2016 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Descaso”

  1. rubens malta campos disse:

    Prezados,
    Contamos com os Senadores e Deputados Federais do PSDB e talvez do DEM , PPS PV para a de-fesa do povo brasileiro.São os que denunciam o estado catastrófico cridao pelo PT e sua base aliada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *