Pensando o país


 Tucanos de Pernambuco ressaltam importância da contribuição dos debates do ITV para um novo Brasil

aecio-encontrorecife-1024x683O Instituto Teotonio Vilela (ITV) – órgão de estudos e formação política do PSDB – trouxe ao Recife, nessa sexta-feira (27), mais uma versão do encontro “Caminhos para o Nordeste” – que desta vez discutiu o tema da mobilidade urbana. No debate, que teve como expositor o consultor do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transportes e Meio Ambiente (Idelt), Frederico Bussinger, os tucanos de Pernambuco fizeram questão de ressaltar a importância da iniciativa do ITV de levar às várias regiões do país discussões sobre assuntos de relevância para o Brasil.

O presidente do PSDB do Recife, vereador André Régis, acredita que os debates do ITV são um estímulo aos brasileiros que desejam deixar a posição de apenas ‘reclamantes’ dos problemas que aflingem o país e pretendem participar diretamente do processo de mudança.

“O ITV é o espaço onde a gente pensa, onde a gente formula, onde a gente aponta caminhos para o futuro. É importante que encontros como esses levem pessoas que não têm vontade de ficar apenas reclamando, mas pretendem participar do processo político diretamente. Que elas cheguem ao nosso partido para que possamos superar essa triste etapa do nosso país, em que uma cleptocracia tomou conta de Brasília e fez com que tenhamos hoje escassez de recursos para todas as áreas”, disse Régis.

O deputado Daniel Coelho (PE) entende que a movimentação que o ITV promove pelo país só reforça a condição do PSDB de se apresentar como alternativa ao governo do PT, porque revela um partido que não se conforma em ser apenas o contraponto aos petistas, mas também se preocupa em ser “propositivo”.

“O PSDB tem conteúdo, sabe criticar o que está errado mas também sabe apontar solução. Trazer o debate da mobilidade para o Recife tem um simbolismo muito grande. Dos problemas urbanos que o Brasil vive, e que terminam sendo comuns a diversos estados, a questão da mobilidade talvez tenha uma gravidade maior no Recife. Uma cidade geograficamente pequena, que cresceu sem planejamento, e que por isso está completamente estrangulada. Então é importante que seja feita essa discussão, apontando para o futuro. Não tenho dúvida de que essa contribuição do ITV será essencial no debate no ano que vem”, aposta o tucano.

Para o deputado Betinho Gomes (PE), o PSDB tem a obrigação – como partido de oposição – de não apenas fazer a crítica, mas apontar soluções. E o Instituto Teotonio Vilela, na avaliação do tucano, dá enorme contribuição nesse sentido com a iniciativa dos encontros que vem realizando pelo país.

“O ITV tem um papel central nesse movimento de reconstrução de ideias em favor de um Brasil que queremos: um Brasil que gere oportunidades, que resolva os problemas graves da sociedade, e por isso esse encontro é muito especial. Eu tenho acompanhado essa grande mobilização que o partido vem fazendo, sob à orientação do presidente nacional Aécio Neves com a organização do ITV, para chamar a sociedade ao debate em favor do Brasil”.

O líder da Minoria na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), ressaltou que os encontros promovidos pelo ITV são a prova de que o PSDB cumpre com seu “mais nobre objetivo” – definido pela Constituição aos partidos políticos – que é o de ter um Instituto “que colabora e faz pensar”.

“No PSDB isso de fato acontece. Sob à presidência de José Aníbal, com orientação do presidente Aécio Neves, nós temos visto no Brasil as mais importantes discussões no sentido de fomentar o pensamento, o contraditório e colher da sociedade os elementos necessários. Não é a toa que vimos hoje o quanto a população tem afeição absolutamente diferenciada pelo PSDB”, frisou Araújo.

Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, cidade da Região Metropolitana do Recife, Elias Gomes destacou que a iniciativa do ITV proporciona aos agentes públicos uma reflexão em torno de um dos maiores desafios das metrópoles que é o problema da mobilidade.

“A abordagem da mobilidade de forma isolada não responde aos desafios, visto que é necessário na verdade pensar uma política urbana, uma espécie de estatuto da metrópole que impõe sairmos dessa visão segmentada de que cada cidade tem de apresentar seu plano de mobilidade. Se cada cidade falar sua linguagem, sem se encontrar com as demais, não haverá resposta ao problema. Nós não temos mais a cidade do Recife, a cidade de Jaboatão, etc. Nós temos uma metrópole de 14 cidades (se referindo ao conjunto de municípios que formam a Região Metropolitana) que exige uma nova governança”, alertou Elias Gomes.

O presidente do Instituto Teotonio Vilela de Pernambuco, Joaquim Francisco, defendeu que as discussões em torno da mobilidade urbana não devem apenas apontar para alternativas às práticas em vigência. Precisam incluir como ponto fundamental a responsabilidade com a manutenção do que está em uso, uma cultura, segundo ele, deficiente hoje em todo o Brasil.

“Uma contribuição que poderia ser dada pelo ITV seria a gente incluir na pauta a engenharia de manutenção. Nós temos hoje um metrô no Recife que interliga 4 cidades e poderia ter a capacidade de transportar 600 mil passageiros/dia, mas transporta 400 por falta de manutenção. Então é preciso introduzir na abordagem da mobilidade a responsabilidade com os equipamentos que estão em funcionamento. É importante colocar esse elemento cultural, hoje deficiente na maneira de pensar na maioria dos estados e municípios, que é o desprezo pela manutenção”, defendeu o presidente do ITV-PE.

O encontro “Caminhos para o Nordeste – mobilidade”, realizado nesta sexta (27) no Recife contou a participação do presidente nacional do ITV, José Aníbal, e do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, que fez uma abordagem sobre a conjuntura política nacional. 

(do PSDB-PE)

Compartilhe:
28 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *