Exaltando heróis da corrupção


Rocha pede ao Ministério Público instauração de inquérito contra PT por apologia ao crime

Rocha em reunião da bancada do PT; tucano apontou cometimento do crime previsto no artigo 287 do Código Penal.

Rocha em reunião da bancada do PSDB; tucano apontou cometimento do crime previsto no artigo 287 do Código Penal.

O deputado Rocha (AC) protocolou nesta terça-feira (24) representação junto à Procuradoria Geral da República contra o PT alegando que a sigla infringiu o Código Penal ao fazer apologia a criminosos durante o 3º Congresso da Juventude do PT, ocorrido entre 19 e 22 de novembro, em Brasília. Durante o evento, foi exposta uma grande faixa com as caricaturas de  João Vaccari Neto, Delúbio Soares, José Genoíno, João Paulo Cunha e José Dirceu, com a frase “Guerreiros do Povo Brasileiro”. 

CONFIRA A ÍNTEGRA DA REPRESENTAÇÃO

O tucano lembra que os cinco petistas aclamados na faixa foram condenados por crimes de corrupção. Todos eles foram parar atrás das grades em virtude dos escândalos do mensalão e/ou do petrolão. De acordo com Rocha, ao afixar tal faixa, que ganhou repercussão nos meios sociais e na imprensa, a organização do evento cometeu crime previsto no artigo 287 do Código Penal, que trata da apologia ao crime ou criminoso.

“O Partido dos Trabalhadores, ou os organizadores do Congresso, não podem alegar que aquela faixa, de tamanho gigantesco, era uma opinião privada de alguns participantes. Se assim fosse, estariam obrigados a impedir a sua fixação, por reconhecer que estava se configurando a prática de crime utilizando um evento patrocinado com recursos públicos, pelo qual é responsável, o que não fez”, alega o deputado.

FUNDO PARTIDÁRIO BANCOU

Os exaltados pelos jovens do PT foram parar atrás das grades: João Vaccar Netio, Delúbio, Genoino, João Paulo Cunha e José Dirceu.

Os exaltados pelos jovens do PT foram parar atrás das grades: João Vaccari Neto, Delúbio, Genoino, João Paulo Cunha e José Dirceu.

Conforme destaca, eventos partidários, como esse do PT, têm os seus custos cobertos com recursos do Fundo Partidário, constituído por recursos públicos. De acordo com ele, isso torna ainda mais grave a apologia ao crime praticada pelo partido, podendo ensejar, inclusive, a cassação do registro do PT. “O Estado não pode admitir que seja cometido um delito dessa natureza”, alerta.

Para Rocha, ao estabelecer, em um enorme banner, que esses criminosos seriam “Heróis do Povo Brasileiro”, “os autores do delito tripudiaram da legislação brasileira, insultaram as investigações levadas a termo pelo Ministério Público Federal, zombaram da decisão tomada pela mais alta Corte Judicial brasileira e, o pior, prometeram atos de vinganças contra aqueles que eles consideram algozes por terem atuado no processo penal que condenou aqueles personagens que estavam sendo incensados”.

O parlamentar ressalta ainda que o número de pessoas que pode ter visualizado tal mensagem é incalculável diante da repercussão na imprensa e nas redes sociais. Diante do fato, Rocha pede que seja instaurado inquérito policial sobre o caso, requer que seja solicitada ao PT a gravação e as fotos do evento e pede ainda que o Ministério Público oficie ao Tribunal Superior Eleitoral, requerendo a suspensão do repasse do Fundo Partidário ao PT enquanto perdurar o inquérito e a respectiva persecução penal. Em caso de condenação, solicita como pena administrativa a vedação de tais repasses, bem como a análise da própria existência do partido. 

LÍDER DO PT INCITA VIOLÊNCIA

Em 29 de outubro, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), solicitou formalmente à PGR a instauração de inquérito policial contra o líder do PT, Sibá Machado (AC), por incitação a outro tipo de  crime: a violência. Na tribuna da Câmara, o deputado petista chamou manifestantes que estavam nas galerias do Plenário Ulysses Guimarães de “vagabundos” e também os ameaçou, ao dizer: “vamos para o pau com vocês agora” e ”vou juntar gente e botar para correr”.

“É inconcebível que um parlamentar, ainda mais na condição de líder de um partido, incite ao cometimento de qualquer crime. Principalmente quando se trata de colocar em risco a integridade física de cidadãos que estão protestando de forma pacífica, democraticamente”, disse Sampaio na ocasião.

Não foi a primeira vez que lideranças do PT e de movimentos ligados ao partido incentivam a violência. O ex-presidente Lula conclamou o exército do MST para ir às ruas e, mais recentemente, o presidente da CUT, Vagner Freitas, ameaçar ir às ruas com “armas nas mãos” caso avançasse o pedido de impeachment da presidente Dilma.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola e divulgação)

Compartilhe:
24 novembro, 2015 Últimas notícias 4 Commentários »

4 respostas para “Exaltando heróis da corrupção”

  1. Lena disse:

    Considerando o comportamente de muitos petistas que estão hoje no governo, a impressão é de que antes de se filiarem ao partido esses precisam fazer ficha na polícia. A vergonha, se é que isso ainda existe no Brasil, não se faz presente em muitos membros do governo petista. Pobre Brasil…

  2. Parabens.
    Fico feliz de ver, ao menos, um parlamentar se opor a estas aberrações cometidas por este partido.

  3. JORGE HENRIQUE RIBEIRO disse:

    Senhor DEPUTADO Rocha (AC)

    Muito BOM sua ATITUDE.

    É assim que tem que ser TRATADO o PT, que está CHEIO DE LADRÕES e querem TOMAR CONTA DO BRASIL.

    O PSDB tem que FAZER PRESSÃO no LULA, DILMA e em TODOS.

    Lembre-se SEMPRE de como eles ganharam as ELEIÇÕES. O LULA xingou o SENADOR AÉCIO na cidade do Rio de Janeiro, ouvi TUDO.

    O LULA é um Fi???o da P???A. É um DESABAFO.

    O BRASIL está FALIDO.

    Resido na CIDADE DE NITERÓI no ESTADO DO RIO DE JANEIRO, sou ELEITOR do PSDB desde da época que o Governador MÁRIO COVAS disputou a PRESIDENCIA com o Collor e o MALDITO do LULA.

    O COMPERJ fica na CIDADE DE ITABORAÍ tb no Estado do Rio, tornou-se a cidade dos DESEMPREGADOS e DESALENTADOS ou DESESPERANÇADOS, devido a ROUBALHEIRA do PT e PMDB.

    Sou ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO da JUSTIÇA DO TRABALHO e, já constatei nas diversas vezes que estive na cidade de ITABORAÍ, para as diligências periciais, o desanimo da POPULAÇÃO LOCAL, eles estão com BAIXA ESTIMA. É DURO!

    O DEPUTADO consegue IMAGINAR com será o NATAL das maioria das pessoas da cidade de ITABORAÍ?

    O LULA e a DILMA fizeram MAL para as pessoas, eles têm que PAGAR por TUDO.

    Hoje foi PRESO O Senador Delcídio PT/MS (cara de “SANTO” ou “BRINCALHÃO”, é um CANALHA).

    Aguarde que outros serão!

    Att.

    JORGE HENRIQUE

  4. Henrique de Almeida Lara disse:

    PT deveria ter o seu registro cassado pelo TSE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *