Esperança para a região


Vitória da oposição na Argentina pode iniciar derrocada de governos populistas na América Latina, avaliam tucanos

Deputados do PSDB avaliam que a vitória do candidato de oposição Maurício Macri na Argentina representa uma esperança pelo fim de regimes populistas e demagógicos que assolam a América Latina. No domingo, ele derrotou o candidato da situação, Daniel Scioli, colocando um fim a três mandatos da família Kirchner, aliados a Lula e Dilma que afundaram o país vizinho numa crise econômica e social

Os deputados Vanderlei Macris (SP), Jutahy Junior (BA) e Pedro Vilela (AL) comemoram o resultado. Essa perspectiva de mudança, segundo o deputado pelo PSDB paulista, “nos enche de ânimo e nos faz sonhar e acreditar que também podemos fazer o mesmo, mudando o rumo político de nossa história”.

O quadro na Argentina tem semelhanças com o Brasil: recessão, inflação em alta, aumento do desemprego e da pobreza, com violência ascendente.  Em sua primeira entrevista coletiva, o candidato vitorioso destacou algumas diretrizes de sua gestão. Quanto ao Mercosul, por exemplo, já adiantou que vai cobrar a aplicação da cláusula democrática sobre a Venezuela, que, segundo ele, há muito tempo vem cometendo abusos contra as liberdades e perseguindo opositores.

BOLIVARIANISMO ENFRAQUECIDO

Para Jutahy Junior, a hora é de comemorar a mudança: “Parabéns, Argentina! A vitória de Macri é um sinal de esperança para toda a América do Sul na luta contra o populismo e a demagogia sem limite”, destacou. Segundo Pedro Vilela, foi um duro golpe na “esquerda” bolivariana, demagógica e antidemocrática representada pelos governos de Cristina Kirchner, Lula, Dilma, Nicolas Maduro, (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), os irmãos Fidel e Raúl Castro (Cuba) e Hugo Chávez (ex-presidente da Venezuela falecido).  “Esse clube representa o que há de mais perverso e atrasado na política: um populismo eleitoreiro a base do puro assistencialismo, condução irresponsável e isolacionista da economia, perseguição aos meios de comunicação e desrespeito as instituições democráticas”, enumerou.

Parlamentares tucanos esperam que os ventos da mudança alcancem o Brasil e se estendam pelos países da América Latina aonde vigoram os regimes populistas. Em dezembro, ocorrem eleições legislativas na Venezuela e, temendo que se confirme a perda de poder, o presidente Nicolas Maduro impediu a presença de observadores internacionais. “Que esse vento de mudança possa soprar (e vai!) o quanto antes por todo nosso continente, incluindo logicamente o nosso querido Brasil”, ressalta Vilela. 

Macris - Jutay - Pedro 600x360Na Argentina, na tentativa de se eleger, o candidato oficial usou a mesma estratégia adotada pelo petismo para ganhar a eleição do ano passado: abusou da estratégia do medo, afirmando que, se eleito, o novo governo cortaria as conquistas sociais e transformaria os adversários em inimigos do país. Há 40 dias, o derrotado recebeu o apoio de Dilma Rousseff. 

AÉCIO DESEJA BOA SORTE

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, telefonou nesta segunda-feira (23) para o presidente eleito da Argentina para cumprimentá-lo pela “bela vitória” nas eleições e desejar-lhe sorte na empreitada para a qual foi escolhido pelo povo de sua terra. “A eleição de Macri é importante para a Argentina e para toda a América Latina”, destacou o tucano.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Fotos: Alexssandro Loyola e divulgação)

Compartilhe:
23 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *