Ensino é a chave


Pedro Cunha Lima destaca papel fundamental da educação em homenagem aos 60 anos da UFPB

Alex Ferreira Câmara dos Deputados

Pessoas ligadas à universidade paraibana participaram da homenagem em Brasília.

O deputado Pedro Cunha Lima (PB) presidiu nesta segunda-feira (23) sessão solene em comemoração aos 60 anos da Universidade Federal da Paraíba. A UFPB foi criada por meio da Lei Estadual 1.336, de 02 de dezembro de 1955, e foi o resultado da fusão de escolas superiores. Atualmente a instituição oferece 7.480 vagas em seus cursos, possuindo uma das maiores ofertas do país. Como um dos proponentes da homenagem, o tucano destacou que ao longo desses anos a entidade foi um instrumento de educação e combate às desigualdades sociais.

“Se a educação não é o único problema que nós temos, é a única solução. E é por isso que nós aqui estamos para celebrar o trabalho desenvolvido pela UFPB ao longo desses 60 anos”, defendeu. Segundo o parlamentar, a universidade luta arduamente, assim como outras instituições, para desenvolver o país e permitir um novo futuro. “Aproveitamos essa sessão para reafirmar a nossa intenção de trabalho e de contribuição com os pleitos da universidade”, afirmou.

Em sua intervenção, o tucano destacou a importância de celebrar o trabalho desenvolvido pela UFPB, que tende sempre a melhorar. O tucano apontou ainda que o trabalho realizado pela instituição alimenta ainda mais seu sonho de infância de ser professor.

 “Eu não vou dizer que quero ser professor para fugir do mundo, mas sim para acreditar na educação e definitivamente mudar o mundo e trazer pra fora de sala o mundo ideal”, declarou. Pedro ressaltou ainda os preconceitos que giram em torno da profissão. Mas lembrou que o alcance que um professor pode ter em sala de aula é infinito. “Nunca se sabe o verdadeiro alcance do que se distribui e passa em sala de aula”, reconheceu.

Foram convidados para a homenagem, entre outros, o representante dos discentes da universidade Edvaldo de Vasconcelos Vieira; o representante dos docentes da instituição Isac Almeida de Medeiros; o vice-reitor da universidade, Eduardo Ramalho Rabenhorst, e a reitora Margareth de Fátima Formiga de Melo.

Ela destacou que o aniversário de 60 anos marca a sintonia da instituição com os avanços das ciências, tecnologias e artes. São cerca de 37 mil alunos matriculados nos 139 cursos de graduação, 15 de especialização, 57 de mestrado e 34 de doutorado. A estrutura da UFPB também conta com mais de 2 mil professores e 3,5 mil técnicos administrativos. De acordo com a reitora, é comprovado o crescimento da universidade, que surgiu para dar novas perspectivas aos moradores da Paraíba. 

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
23 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *