Fumaça mortal


Proposta de Pedro Vilela proíbe que adultos fumem em veículos na presença de menores de idade

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata quase seis milhões de pessoas a cada ano, das quais mais de 600 mil são fumantes passivos, ou seja, aquelas pessoas que indiretamente têm contato com a fumaça do cigarro. Uma das maiores vítimas são as crianças Gustavo Lima Câmara dos Deputadosque convivem com adultos fumantes.

Com o propósito de minimizar as consequências do cigarro na vida das crianças e dos adolescentes, o deputado Pedro Vilela (AL) deu entrada na Câmara com um projeto de lei que proíbe o uso de produtos fumígenos em veículos particulares onde haja pessoas menores de idade sendo transportadas.

“De fato, o automóvel é um local pequeno, muitas vezes com ventilação prejudicada, onde qualquer poluente ambiental terá seu poder prejudicial intensificado. Não é possível permitir, então, que um adulto coloque em risco a saúde de crianças por ele transportadas”, ressalta.

Este tipo de ação já existe em outros países, como é o caso do Canadá, Estados Unidos, Austrália, Chipre e África do Sul, onde leis nacionais e regionais proíbem fumar no carro se houver crianças.

“Para minimizar as consequências do fumo e as doenças provocadas por ele, o Estado brasileiro determinou algumas restrições ao uso do tabaco, mas a lei hoje existente não abordou o uso do cigarro em veículos automotores particulares, onde frequentemente crianças são transportadas. Este projeto de lei pretende, portanto, sanar importante vazio em nossa legislação”, explicou o parlamentar.

No Reino Unido, um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle publicou um estudo que mostra o impacto do tabaco para um fumante passivo nesta situação. A experiência, feita com a colaboração de fumantes voluntários em trajetos de 20 minutos, mediu a quantidade de químicos nocivos que uma criança respirava em um automóvel com a janela fechada e com a janela aberta. Os pesquisadores descobriram que mesmo com a janela abaixada, a exposição aos tóxicos do tabaco era 100 vezes maior do que a recomendada pelos organismos de saúde.

“Espero que, uma vez aprovado, esse projeto de lei ajude também aos adultos, e que eles possam largar o tabaco e assim ter sua saúde preservada”, disse Vilela.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
20 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *