Barganha, não!


Tucanos condenam articulação de lideranças petistas para proteger Eduardo Cunha

IMG_20151120_151544Deputados do PSDB reagiram à aliança formada nos bastidores para proteger o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e evitar que o processo para investigá-lo avance no Conselho de Ética da Casa. Na quinta-feira,  a manobra ficou evidente, causando confusão e adiando a leitura do relatório que pedia o andamento do processo contra o peemedebista.

DILMA TAMBÉM PRESERVADA

De acordo com reportagem do jornal “O Globo”, foi o ministro da Casa Civil, Jacques Wagner, quem deu a ordem para que os três petistas integrantes do conselho não comparecessem à reunião do colegiado, em numa tentativa de derrubar o quórum e impedir a abertura dos trabalhos. Ainda segundo a reportagem, o líder do PT na Câmara foi um dos que participaram de reunião na noite de quarta-feira no Planalto para negociar o apoio do governo Dilma a Cunha.

Play

“A manobra do PT para proteger Cunha ultrapassou os limites da imoralidade. O teatro acabou. Dilma e Cunha, juntos e misturados”, criticou o deputado Daniel Coelho (PE) em Plenário. Aliados do peemedebista forçaram a suspensão da reunião do Conselho e Cunha antecipou o início das votações no Plenário da Casa para impedir o andamento da reunião do colegiado. O movimento claramente protelatório foi duramente rechaçado por tucanos e integrantes de diversos partidos.

Na opinião dos tucanos, a falta de uma posicionamento formal do PT em relação às denúncias que pesam contra Cunha demonstra que há uma articulação para “salvar” Cunha e Dilma e mantê-los nos cargos sem que as denúncias de irregularidades sejam apuradas. Diferentemente dos petistas, o PSDB vem cobrando o afastamento do presidente da Câmara do cargo diante da defesa inconsistente em relação às denúncias sobre a existência de contas secretas na Suíça. 

“Essa insistência do governo e do PT em querer colocar questões menores acima da moral e da ética é inadmissível”, criticou Daniel. Em seu discurso, o vice-líder tucano fez um aviso aos parlamentares coniventes com essa situação: “Vocês não serão perdoados pelo povo brasileiro. É hora de todos se posicionarem nesse plenário, independentemente de estarem no governo ou na oposição. Essa bomba está no colo do PT. O PT tem a responsabilidade pela manutenção de Eduardo Cunha na presidência da Casa”.

TUDO PARA MANTER O PODER

Para a deputada Geovania de Sá (SC), o Conselho de Ética deve ser respeitado e levado a sério. “Essa jogada do PT e do governo me parece ser bem articulada para poder segurar tanto ele [Cunha] quanto a presidente Dilma para não sofrer um impeachment. Os brasileiros não merecem isso. a população pede que tudo seja verificado e não fique ninguém impune, mesmo que seja o presidente da Casa”, apontou nesta sexta-feira.

De acordo com, a deputada a articulação comandada de dentro do Palácio Planalto é um péssimo exemplo de conduta e vai contra a ética e a democracia. Segunda ela, os que participam dessa jogada demonstram claramente que não têm a mínima preocupação com a sociedade, mas sim com interesses individuais e a manutenção do poder. “A preocupação devia ser com o desenvolvimento do país, mas temos visto é um jogo muito pesado”, aponta.

Nesse contexto, a parlamentar ressalta que o PSDB preferiu adotar uma postura ética e coerente, pensando no país e em deixar um legado de lutas contra a corrupção para as próximas gerações.

Em seu Facebook, o deputado Jutahy Junior (BA) chamou de “aliança espúria contra o Brasil” a articulação em prol de impedir o trabalho do Conselho de Ética da Câmara pra manter Dilma e Cunha em seus cargos sem serem investigados. “O acordo indecente do PT, Dilma e Lula com Eduardo Cunha tem como objetivos manter as presidências da Dilma e do Cunha, respectivamente, contra a vontade do país, que não aceita mais”, afirmou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
20 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *