Dinheiro perdido


Pestana: do sonho do pré-sal ao centro da corrupção, Sete Brasil levou mais de R$ 3 bi dos fundos de pensão

21787153326_86a446e696_kEm reunião na CPI dos Fundos de Pensão, o sub-relator da comissão, deputado Marcus Pestana (MG) destacou a grave crise de corrupção que tomou conta da empresa Sete Brasil Participações, cujo ex-presidente João Carlos Ferraz foi ouvido nesta terça-feira (6). Para o deputado, “de um sonho de desenvolvimento industrial e tecnológico, a empresa se tornou um centro de propinas”.

“O senhor há de convir que um projeto ousado que o senhor concebeu, dentro daquela miragem que era o pré-sal, uma aposta, uma perspectiva que agora virou pó, levou mais de R$ 3 bilhões dos fundos de pensão,” afirmou Pestana.

Criada em 2010, a Sete Brasil tinha como objetivo construir sondas de perfuração para exploração do pré-sal pela Petrobras. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, em delação na Operação Lava Jato, Pedro Barusco, ex-executivo da Petrobras e da Sete, afirmou que ele, outros diretores das empresas e o ex-tesoureiro do PT João Vacari Neto receberam dinheiro dos estaleiros contratados para fazer as sondas. De acordo com Barusco, em todos os contratos da Sete Brasil 1% eram propinas, sendo dois terços para o PT, através de Vaccari, e um terço para diretores da Petrobras. 

O deputado levantou série de questões sobre a criação da Sete Brasil com participações dos fundos de pensão Petros (da Petrobras), Previ (do Branco do Brasil), Valia (da Vale do Rio Doce) e Funcef (da Caixa Econômica Federal) na formação de capital. Marcus Pestana também questionou as citações dos dirigentes da empresa na Lava Jato. O ex-presidente João Ferraz permaneceu em silêncio em diversos momentos da reunião.

 Marcus Pestana também chamou atenção para uma contradição nos depoimentos na CPI. Segundo o presidente da Funcef, Carlos Alberto Caser, em audiência na comissão, no dia 27 de agosto, o fundo da Caixa fora abordado pelo Banco Santander a investir na Sete Brasil. Já o ex-presidente da empresa de sondas de perfuração afirmou que a Petros é que fizera a indicação.

Assista a um trecho da participação do deputado Marcus Pestana: https://youtu.be/NI69_8s57mc

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
6 outubro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *