Filme queimado


Para deputados, reprovação recorde do governo Dilma é fruto da mentira e da corrupção

dilma

Números mostram decepção da maioria esmagadora da população com o governo Dilma.

O percentual de pessoas que consideram o governo federal ruim ou péssimo é o maior registrado em 27 anos da pesquisa CNI-Ibope, aponta levantamento divulgado nesta quarta-feira (30). De acordo com o estudo, subiu para 69% os que avaliam a gestão do PT como ruim ou péssima. Para deputados do PSDB, o número é reflexo de um governo marcado pelo estelionato eleitoral e pelos escândalos de corrupção.

A avaliação dos dados revela que a queda na popularidade enfrentada por Dilma Rousseff neste início do segundo mandato é bem mais intensa do que a detectada nas gestões de chefes anteriores do Poder Executivo. Sob Dilma, o Brasil vem enfrentando múltiplas crises. Na economia, por exemplo, o país afunda, com uma combinação de fatores como desconfiança dos investidores, inflação aquecida, juros nas alturas, recessão, desemprego e endividamento da população.

Play
 

Para o deputado Antonio Imbassahy (BA), líder da bancada do PSDB em 2014, a pesquisa espelha um governo precário, corrupto, incompetente, negligente e que só traz notícias ruins para o país. “Cerca de 180 milhões de brasileiros rejeitam uma presidente que realmente só faz traz intranquilidade, insegurança e falta de perspectivas. Ela mentiu de forma deslavada nas eleições e o que deveria fazer era renunciar, mas como não tem grandeza para isso, vamos avançar com o processo de impeachment”, destacou o tucano.

A pesquisa traz outros dados que mostram como a presidente é mal vista pelos brasileiros: 82% da população desaprovam a maneira de Dilma governar e 77% não confiam na presidente. 

“O que é ruim pode piorar. Não tem mais fundo do poço. Cada vez mais a população reage com mais consciência em relação ao estelionato eleitoral que aconteceu em 2014”, disse o deputado Jutahy Junior (BA) em Plenário.

“Todo mundo já percebeu que a eleição se baseou em dois vetores: a mentira e a corrupção.  Sinto que só há um caminho para o Brasil sair desse atoleiro – a crise só começa a melhorar a partir do término do mandato da presidente Dilma”, completou Jutahy.

Ainda segundo ele, infelizmente a apertada vitória de Dilma nas eleições de 2014 vem trazendo um sacrifício gigantesco para a população brasileira. O mais recente deles foi o segundo aumento do preço dos combustíveis após a reeleição de Dilma, anunciado na noite de terça pela Petrobras.

Imbassahy - Jutahy 1000IMPOSTOS E JUROS

Conforme a CNI-Ibope, as ações do governo com as piores avaliações da população são os impostos e a taxa de juros. Entre os entrevistados, 90% desaprovam a atuação do governo na área tributária e 89% estão insatisfeitos com as ações sobre os juros. As medidas do governo nas áreas de segurança pública, saúde,  educação, combate à inflação, combate ao desemprego também são reprovadas  por mais da metade dos brasileiros.

Essa edição da CNI-Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios, entre 18 e 21 de setembro. O nível de confiança é de 95%.

NÚMEROS

69%
Consideram o governo Dilma ruim ou péssimo, o maior percentual em 27 anos de pesquisa CNI/Ibope.

82%
Reprovam a maneira da petista de governar.

77%
Não confiam na presidente Dilma

63%
Acreditam que o restante do governo Dilma continuará sendo ruim/péssimo.

84%
Reprovam as ações da gestão petista na área da Saúde, cujo ministério está sendo colocado no “balcão de negócios” da reforma ministerial por Dilma.

(Reportagem: Marcos Côrtes/ Gráficos: CNI-Ibope/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
30 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *