Fora, PT!


Juristas e movimentos sociais reapresentam na Câmara pedido de impeachment contra Dilma

impeachment

Na presidência da Câmara, parlamentares de oposição, juristas e movimentos de rua celebram entrega do aditamento do pedido de impeachment de Dilma Rousseff.

O jurista Miguel Reale Júnior, a filha do fundador do PT Hélio Bicudo, Maria Lúcia Bicudo, e representantes de movimentos sociais protocolaram na manhã desta quinta-feira (17) um aditamento ao pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Parlamentares da oposição participaram da entrega da nova redação do texto na Câmara dos Deputados. Os líderes do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), e da Oposição, Bruno Araújo (PE), acompanharam o ato.

O documento indica problemas de responsabilidade fiscal do governo de Dilma Rousseff, “pedaladas” e fatos dos dois mandatos da presidente. “Lutamos contra a ditadora dos fuzis e agora estamos juntos para lutar contra a ditadura da propina”, declarou Reale. O ex-ministro da Justiça afirmou que a corrupção corrói a democracia por dentro, elimina a independência do Congresso com a compra de apoio e precisa ser combatida. (Leia a íntegra do pedido)

Play

Em nome do pai, Maria Lúcia Bicudo reforçou apoio à mudança no governo federal. Para ela, é preciso trilhar um novo caminho, sem mentiras e corrupção. “Temos que abrir esse caminho para que o Brasil seja digno, íntegro e não tenhamos mais a falta de ética e moral reinante há muito tempo”, alertou.

Representante do Movimento Brasil Livre, Fernando Holiday acredita que o impeachment fará justiça a todas as mentiras ditas pela gestão petista. Fernando vem da periferia de São Paulo e sua família tem origem no interior da Bahia. “Minha família passou fome e, durante os últimos 12 anos, fomos obrigados a ouvir que Lula e Dilma tiraram nossa fome. Que foi graças a eles que subimos na vida. Venho em nome de minha família e de tantas outras dizer que isso não é verdade. O que eles mais fizeram pelos pobres foi roubá-los e enganá-los”, frisou.

Em nome do Movimento Vem Pra Rua, Rogério Chequer destacou a legalidade do pedido de impeachment protocolado hoje. Ao contrário do que vem tentando vender o PT, o processo é constitucional e tem base em auditorias técnicas que comprovam o crime de responsabilidade. “Golpe é mentir, enganar o povo brasileiro. Começamos a trilhar um caminho novo para o país, onde nenhum brasileiro, nem mesmo a presidente, está acima da lei”, destacou.

Representando 43 movimentos de rua, Carla Zambelli lembrou que os grupos abriram mão de outro pedido de impeachment por acreditarem na união simbólica com o ex-petista Hélio Bicudo. O fundador do Partido dos Trabalhadores vai ajudar a fechar um ciclo e tirar a corrupção do país, acredita Carla. “A saída do PT é o primeiro passo para a reconstrução de um novo país”, acrescentou.

Nesta semana, a bancada de oposição apresentou questão de ordem pedindo definição sobre as regras de tramitação do processo de impeachment. Eduardo Cunha acatou a questão, mas não deu prazo para respondê-la. Em entrevista nesta quinta, o presidente afirmou que pediu um parecer sobre a questão, que deve ficar pronto até segunda-feira (21). Só então ele decidirá sobre o impeachment.

ATO EMBLEMÁTICO
O 1º vice-líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), destacou o caráter emblemático do pedido de dois grandes juristas, um deles fundador do PT, pelo fim do governo Dilma. “Os movimentos de rua e a oposição estão unidos à bancada suprapartidária que abraça a causa e passa a compreender que o impeachment está muito mais próximo do que alguns imaginam”, afirmou.

A entrega do texto é um passo importante na concretização do desejo popular de impeachment, acredita o deputado Jutahy Junior (BA). “Dilma se elegeu baseada na mentira e na corrupção, e isso atinge hoje a vida das pessoas com aumento de juros, da conta de luz, do desemprego, da desesperança”, completou. Na opinião do tucano, o ato de hoje marca um norte na luta pela saída da petista.

A tese de golpe ventilada pelo PT esbarra na legalidade alcançada pelo processo do impeachment, comentou Vanderlei Macris (SP). O deputado está confiante de que a vontade da população prevalecerá no Congresso. “Nós estamos já num processo bastante avançado de articulação dos partidos de oposição e muitos dos deputados da base também”, finalizou.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio e Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
17 setembro, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Fora, PT!”

  1. Bernardo disse:

    Quando se ver o engajamento de um jurista de alto gabarito como o Dr. Miguel Reale Júnior, em uma campanha pró empeachment, pode se imaginar que a gravidade dos fatos vão muito além do que vem levantando as manifestações populares, que são sempre pontuadas como manifestações orquestradas pelas forças no poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *