Sem noção


Tucanos rebatem declarações de ministro e dizem que brasileiros não toleram mais impostos

MosaicoDiferentemente do que pensa o governo da presidente Dilma, a população brasileira não aceita pagar mais impostos. Na quinta-feira, o ministro da Fazenda afirmou que as pessoas entenderiam se tivessem que pagar um pouco mais para ver o país melhor, tese não respaldada na realidade. Na avaliação de deputados do PSDB, o povo espera do governo soluções reais para a crise provocada por erros da gestão petista, sem empurrar a conta para o cidadão pagar.

CORTEM NA CARNE!

Para o líder da Oposição na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), a postura do governo, demonstrada inclusive nas declarações do ministro da Fazenda, está equivocada. Para ele, a solução é outra. “Faltam números objetivos de corte na máquina pública que mostrassem ao mundo e, sobretudo, ao brasileiro, que o governo está mais preocupado em reconhecer os seus erros e fazer sua parte do que colocar a mão no bolso do contribuinte e tirar mais dinheiro por meio de impostos”, disse o tucano em entrevista ao “Bom Dia Brasil”.

Play

Pesquisa divulgada pelo Instituto Data Popular mostra que a sociedade já se sente sobrecarregada com tanta tributação e derruba a tese defendida por Levy. Divulgado nesta semana, o levantamento revelou que 68% dos brasileiros acreditam que já pagam muito imposto e 69% não veem retorno nos tributos que pagam.

Para o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), é evidente que o brasileiro não está disposto a pagar mais impostos, nem o Congresso está disposto a criá-los. “A nossa disposição é para que, em um novo governo, façamos uma reforma tributária completa”, avalia.

Segundo o tucano, tirar o Brasil do buraco vai ser difícil em uma gestão marcada pela gastança. “É um governo perdulário. Não tem imposto no mundo que resolva. Nem se tivéssemos a arrecadação americana não dava para resolver devido à falta de credibilidade”, avaliou nesta sexta-feira.

De acordo com o parlamentar, nem mesmo o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência Standard & Poor’s – que retirou o selo de bom pagador do país – fez com que o governo Dilma despertasse e apresentasse medidas concretas. Até agora, o Palácio do Planalto apenas se resumiu a propor novos impostos e falar em medidas que não saem do papel e não ajudam o Brasil a sair da crise, alerta.

“Esse não é o caminho, mas sim cortar despesas e isso está bem claro. A sociedade tem pedido isso desde os primeiros movimentos de rua. O Congresso também tem cobrado, mas ela [Dilma] não tem reagido”, apontou o parlamentar. Segundo ele, caso a presidente opte por aumentar tributos por meio de decreto, como já cogitou fazer, a sociedade reagirá nas ruas e o Congresso reagirá apresentando um Projeto de Decreto legislativa para invalidar a medida do governo.

Os tucanos acreditam que as soluções devem ser apresentadas ao país rapidamente, pois a sociedade tem sido massacrada com a crise econômica. Os parlamentares rechaçam a criação de novos impostos por entenderem que os brasileiros já têm sido fortemente penalizados por uma crise que não causaram.

Pesquisas feitas pela CNI/Ibope mostram como a crise atingiu em cheio as famílias brasileiras. Mais tributos iriam piorar a situação.

Pesquisas feitas pela CNI/Ibope mostram como a crise atingiu em cheio as famílias brasileiras. Mais tributos iriam piorar a situação.

CRISE ATINGE FAMÍLIAS

Eventual aumento de impostos pode piorar uma situação que já é ruim. Pesquisa CNI/Ibope mostra que as famílias já estão sendo afetadas pelo desemprego: 44% dos entrevistados afirmam que ele(a) ou alguém de sua família perdeu o emprego nos últimos doze meses, o que levou a uma nova relação com o mercado de trabalho. Nos últimos 12 meses, 48% dos brasileiros buscaram trabalho extra para complementar a renda. Em 40% das famílias, pessoas que estavam fora do mercado de trabalho tiveram que voltar a trabalhar para ajudar com os gastos da casa.

E mas: seis em cada dez brasileiros afirmam ter perdido poder de compra nos últimos 12 meses. Essa redução  é resultado da redução na renda dos trabalhadores, experimentada por 42% dos brasileiros, aliada ao aumento generalizado de preços.

Diante desse cenário, o deputado Antonio Imbassahy (BA) considera a sugestão de Levy, de aumentar impostos, um ataque de insensatez. “Sem noção. Aumentar impostos para que? Para que uma presidente incompetente, mentirosa, que fraudou as eleições e foi beneficiada por um esquema de corrupção instalado pelo PT tenha mais dinheiro do contribuinte a sua disposição? Tenha santa paciência. Só pode estar no mundo da Lua”, rechaçou. Para o tucano, “se é isso o que pensa o ministro, é melhor pedir para sair”.

(Reportagem: Djan Moreno/  Áudio: Hélio Ricardo/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
11 setembro, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Sem noção”

  1. Lena disse:

    Levy está delirando. Os brasileiros mal conseguem se sustentarem e ele diz que é uma forma de investimento? Temos uma imensidade de despesas a serem cortadas no legislativo, judiciário, ministério público e outras tantas instituições. Tem aqueles que falam sobre independência orçamentária e financeira( que É VIRTUAL) POIS O DINHEIRO VEM DOS IMPOSTOS. Se há independência que mostrem a sociedade qual a a riquez/trabalho que essas instituições geram para ter a tal independência. O seto público está acostumado a viver às custas do setor privado, que aliás, tem um padrão muito maior que a turma do setor privado. Portanto que caiam na real, essa farra precisa acabar. Paga-se pelo que não se tem: segurança, educação, infraestutura, respeito, boa administração na Previdência Geral(INSS), etc. Aqui segue mais elogios aos juiz Sérgio Moro. http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/09/11/video-especial-alborghetti-exaltou-sergio-moro-em-2006-e-previu-que-o-juiz-prenderia-a-quadrilha-do-pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *