Hora de agir


Fábio Sousa cobra ação contra maior crise de refugiados da história

21106277682_25f1f28079_kEm pronunciamento, o deputado Fábio Sousa (GO) comentou a questão dos refugiados, que alcançou o maior número já registrado na história. Em sua fala, o parlamentar citou o episódio ocorrido nesta semana na Síria, em que 11 pessoas, inclusive crianças, morreram ao tentar atravessar o mar Egeu, na tentativa de fugir da guerra civil que atinge o país. “A imagem dos seus corpos estão rodando e emocionando o mundo. As lideranças mundiais devem atentar para este problema, que já aflige o país, inclusive com povos da América Latina, sobretudo, e também da África, que querem se refugiar no Brasil”, acrescentou.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo vive hoje a maior crise de refugiados da história da humanidade. Fábio Sousa afirma que isso não é um problema apenas dos países da Europa, ou daqueles que vivem em estado de guerra ou massacrados pelo Estado Islâmico. “É um problema do mundo todo. E o mundo todo precisa se unir para agir. Acredito que o Brasil passa por muitas dificuldades, mas isso não nos impede de fazer reflexões no sentido de tentar, de alguma forma, unirmo-nos a outras nações, a outras lideranças, para fazer alguma coisa”, salientou. 

Fábio Sousa acrescentou ainda que gostaria que o Itamaraty tomasse uma providência e concluiu manifestando um pedido: “Façamos uma reflexão no sentido de que, um dia, possamos nos unir para tentar impedir tragédias como as que aconteceram no Mar Egeu. Que as tragédias que ocorrem nas diversas barreiras alfandegárias das nações possam ser impedidas! Que não haja mais a morte de crianças”, encerrou.

Segundo relatório da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), há hoje mais de 60 milhões de pessoas fora de suas casas. No ano passado, esse número era de 37,5 milhões.

(Da assessoria do deputado, com alterações/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *