Solicitação de informações


CPI do BNDES aprova requerimentos apresentados por tucanos e investigação avança

Em reunião deliberativa nesta quarta-feira (2), a CPI do BNDES aprovou mais de 40 requerimentos. Os pedidos dizem respeito à solicitação de documentos e informações, alguns deles apresentados pelos deputados do PSDB que integram o colegiado.

21069003526_6daa9da3e9_kO requerimento do deputado Miguel Haddad (SP), vice-presidente da CPI, solicita ao Ministério das Relações Exteriores cópias de todas as correspondências diplomáticas realizadas no período de 2003 a 2015 entre as Embaixadas do Brasil nos países da África e o Ministério das Relações Exteriores em Brasília, nas quais sejam tratados ou mencionados assuntos relativos ao financiamento das exportações de bens e serviços pelo BNDES, com ou sem apoio do PROEX. 

Já o pedido feito pelo deputado João Gualberto (BA) requer à Procuradoria da República no Distrito Federal cópia dos Autos do Procedimento Investigatório Criminal instalado para investigar suspeitas de tráfico de influência do ex-presidente Lula em favor da construtora Odebrecht, relativo a obras no exterior. Um outro requerimento apresentado pelo deputado Alexandre Baldy (GO) solicita a mesma documentação. O parlamentar de Goiás também é autor do requerimento de cópias dos contratos, respectivas faturas, atestadas e pagas, com as atuais agências contratadas para prestação de serviços de publicidade firmados com o BNDES. 

O deputado Betinho Gomes (PE) é autor de dois requerimentos aprovados na sessão dessa quarta-feira. No primeiro solicita documentos e informações sobre o apoio do BNDES para as reformas e construções dos estádios ou arenas destinadas à Copa do Mundo da FIFA de 2014. No segundo pedido, requer os autos da auditoria que o Tribunal de Contas da União (TCU) promove sobre a participação acionaria do BNDES/BNDESPAR no capital de empresas privadas.

Assinado por Betinho e por Baldy, um outro requerimento pede ao BNDES informações detalhadas sobre retornos e rendimentos recebidos pelo banco, no período de 2003 a 2015, derivados de aplicações em ações e outros valores mobiliários, bem como outras informações relativas a atuação do banco no mercado de capitais. 

O último requerimento do PSDB aprovado na sessão foi apresentado por Betinho e pelo deputado Caio Narcio (MG). Nele, os tucanos pedem ao banco de fomento informações específicas relativas a Vagner Freitas de Moraes, membro do Conselho de Administração do BNDES. Moraes é também presidente da CUT e no mês passado convocou a militância a ir às ruas com armas nas mãos defender o mandato de Dilma Rousseff. 

(Reportagem: Djan Moreno/ foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
2 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *