Temporizador em semáforos


Proposta de Mariana Carvalho busca garantir mais segurança no trânsito e evitar infrações

19568905868_108d9e37f3_zA deputada Mariana Carvalho (RO) apresentou projeto de lei que pretende tornar obrigatória a instalação, em semáforos, de temporizadores que indiquem a condutores e pedestres o tempo restante para a mudança de ordem. A parlamentar alega que a medida contribuirá com a redução de acidentes e até mesmo de infrações de trânsito.

Permitir que os usuários, condutores e pedestres tenham acesso a informações precisas permitirá, segundo ela, que haja um pouco mais de conforto e precisão em meio ao caos que toma conta do trânsito na maioria das cidades brasileiras. “Tráfego lento, avenidas congestionadas, constantes acidentes, entre outros fatores, são situações do dia a dia da maioria dos moradores destes centros”, lembra a deputada.

Mariana ressalta que já são produzidos e utilizados equipamentos temporizadores que, ligados aos semáforos, indicam o tempo restante para a mudança de ordem: de parar para seguir, e vice-versa. A tucana justifica que esses temporizadores só aumentam a segurança do trânsito, e têm grande potencial para a redução de acidentes.

“Infelizmente, tais equipamentos ainda não são amplamente utilizados na sinalização luminosa de trânsito no Brasil, o que nos deixa aquém das possibilidades de atuar preventivamente contra o cometimento de infrações e, consequentemente, contra a ocorrência de acidentes nas vias. Assim, a fim de obter uma maior eficácia dos semáforos estamos propondo neste projeto de lei para que todos eles sejam modernizados, ou seja, obrigatoriamente equipados com temporizadores”, justifica Mariana.

Caso a proposta seja aprovada, a nova regra entrará em vigor um ano após a aprovação para que as cidades possam se adaptar. 

(Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 julho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *