Construção de trecho


Emenda do deputado Kaefer contempla extensão da Ferroeste até o Mato Grosso do Sul

9507681894_f6f58bdf35_zO deputado Alfredo Kaefer (PR) apresentou proposta de Emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 para construção do trecho ferroviário ligando Maracaju (MS) – Cascavel, Guarapuava e Paranaguá (PR).

“O traçado é uma reivindicação da sociedade paranaense e corrige a proposta apresentada no plano de concessões ferroviárias lançado recentemente pelo governo federal, ligando Cascavel/Mafra/São Francisco do Sul/Paranaguá” afirma Kaefer. O objetivo do parlamentar com a apresentação da emenda é garantir rubrica orçamentária para a construção e infraestrutura ferroviária até o porto de Paranaguá, garantindo transporte mais rápido e diminuindo desgastes da malha viária.

“Com uma linha mais moderna e menos sinuosa, será possível ampliar em oito vezes a capacidade de transporte ferroviário até o Porto, hoje estimada anualmente em 10 milhões de toneladas”, disse.

O Fórum Permanente Futuro 10, que reúne as principais lideranças do Paraná, destinado aperfeiçoar o Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná (Pelp) para o ano de 2035, destaca a prioridade que deve ser dada ao projeto ferroviário entre Maracaju (MS) e Paranaguá, que passa pela Ferroeste.

A ferrovia que liga Maracaju (MS) a Paranaguá ainda é considerada como a obra preferencial no modal ferroviário, mas permanece no fim da fila dos estudos de viabilidade técnica do governo federal, com a emenda o deputado Kaefer quer mudar esse panorama.

O novo traçado atenderá as principais regiões produtoras de grãos do Paraná, em especial as de soja e de milho, e vai ampliar a velocidade média de transporte de carga, dos atuais 15 km/h para 65 km/h.Além do Paraná e do Mato Grosso do Sul, a construção do novo ramal ferroviário vai atender os estados do Mato Grosso e Goiás, além do Paraguai.

Outra vantagem é que será possível aumentar a quantidade de vagões transportados, com um traçado menos íngreme e sinuoso. o novo traçado integra o esforço de investimentos para a eliminação de passivos no setor de infraestrutura e que a expectativa é que a nova ferrovia comece a operar. “Os paranaenses terão uma ferrovia construída em um ambiente competitivo que vai oferecer ao mercado o menor preço possível”, concluiu.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
24 julho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *