2 de julho


Brasil tem orgulho da atuação dos bombeiros militares, afirma Izalci

Em sessão solene nesta sexta-feira (3), o deputado Izalci (DF) destacou o Dia do Bombeiro Militar (2 de julho), que celebra o trabalho essencial desses profissionais. O tucano, que sugeriu a homenagem, lembrou os primeiros registros da categoria no Brasil, em 1856. O imperador Dom Pedro 17293698681_8ac5cb465c_zII assinou decreto criando o Corpo de Bombeiros, o mais antigo da América Latina. Na época, o sinal de perigo vinha com as badaladas dos sinos das igrejas e as pessoas passavam de mão em mão os baldes d’água.

“Essa é uma homenagem de todos os brasileiros que admiram esses profissionais que nos socorrem nas horas mais difíceis. É neles que pensamos quando a vida nos coloca frente a frente com o perigo, seja na terra ou na água”, disse Izalci. Atualmente, os bombeiros são treinados para, além de apagar o fogo, fazer resgates em qualquer situação de risco, catástrofes naturais, desabamentos, além da captura de animais e até mesmo partos.

Também é da categoria a responsabilidade de fiscalizar prédios públicos e privados para prevenir tragédias e garantir que as normas de segurança e mobilidade em caso de emergência sejam cumpridas. Um lado menos conhecido da corporação envolve projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientação sobre os riscos de acidentes.

“Muito da história está hoje no museu do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro. Aos brasileiros que visitarem a cidade, sugiro visita ao museu para conhecer a trajetória dessa admirada corporação”, recomendou o tucano.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
3 julho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *