Mudança cultural


Mariana Carvalho destaca redução da maioridade penal e aponta descaso na educação

A deputada Mariana Carvalho (RO) subiu à tribuna nesta sexta-feira (3) para fazer um alerta à população sobre o aumento da conta de energia elétrica e as consequências da educação defasada. A tucana destacou ainda importantes decisões que estão sendo tomadas na Câmara e estão 18742713253_92ff75c041_zmudando o rumo do Brasil, como a redução da maioridade penal.

“Reduzir a maioridade penal não afeta em nada o jovem compromissado, aquele que estuda, trabalha e quer um futuro em sua vida. Esse não tem o que temer”, apontou. Segundo a parlamentar, a aprovação da PEC é o primeiro passo para combater a delinquência juvenil e acabar com a sensação de impunidade, além de gerar no país uma mudança cultural.

Na madrugada de quinta-feira (2), os deputados aprovaram em primeiro turno a proposta de emenda à Constituição que diminui de 18 para 16 anos a idade mínima da responsabilidade penal em casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. “Estes jovens que estão matando, roubando e acabando com a tranquilidade do homem de bem estão nas ruas”. “Esses jovens, sim, precisam ser punidos”, alertou.

A tucana chamou a atenção para o problema que está entre os principais fatores relacionados à criminalidade, o descaso com a educação. “Nos últimos 13 anos o governo federal deixou de investir em educação”, destacou. “Como pensar em socialização? Só temos propagandas. Não há medidas eficazes no sistema educacional para que esse jovem possa se interessar mais”.

Mariana apontou alguns dos problemas no setor, entre eles as dificuldades do Ciência sem Fronteiras; a restrição e diminuição das concessões do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que, pela terceira vez, adiou a data de início das aulas de 2015. “São 13 anos de corrupção, de enganação”, criticou.

A deputada relatou a desigualdade entre as escolas do Brasil e apontou que, no Norte do país, as escolas públicas estão em situação precária, sem salas e sem investimentos. “Enquanto isso, no Sul, no Sudeste, discute-se como implantar novas tecnologias em salas de aula. Nós temos que lutar para ter as salas de aula em muitas regiões do nosso país”, lamentou.

Conta mais cara

“O governo federal tinha anunciado um reajuste de 41% no início deste ano, mas agora esse reajuste deve ficar em torno de 43%”, disse. De acordo com a tucana, Rondônia, que produz 14% da energia do país, tem uma das tarifas mais caras. “É uma situação difícil de entender”, disse. 

Em seu pronunciamento a deputada destacou que o estado tem energia de sobra, que é exportada. “Em apenas um ano, as tarifas aumentaram cerca de 60%. Nos últimos 13 anos, o investimento no setor foi pífio.” Segundo Mariana, só não há apagões porque no governo de Fernando Henrique Cardoso foram construídas, em medida emergencial, usinas térmicas, que hoje estão sendo utilizadas.

“O consumidor vai ter de pagar, por meio de aumentos na tarifa de luz, a melhoria da qualidade dos serviços”. 

Convenção

Mariana Carvalho convidou ainda todos os brasileiros a participarem, neste domingo (5), da XII Convenção Nacional do PSDB, onde serão eleitos os representantes da executiva nacional do partido. De acordo com a tucana, a participação popular é importante neste momento em que o país está sendo passado a limpo. O evento será em Brasília, promovido no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, entre 8h e 14h.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
3 julho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *