Funai deturpou processo


Para Kaefer, demarcação de terras indígenas deve ser feita pelo Congresso

kaeferO deputado Alfredo Kaefer (PR) defendeu a aprovação da PEC que transfere do Executivo para o Congresso a decisão final sobre a criação e a modificação de terras indígenas, quilombolas e áreas de proteção ambiental. Atualmente, essa função é atribuída à Fundação Nacional do Índio (Funai).

“É de vital importância que se mude o endereço da discussão e da definição da demarcação de terras indígenas, pois o Executivo deturpou totalmente a forma de conduzir o processo. Não pode ser possível deixar uma situação nacional deste tamanho ser resolvida por uma meia dúzia de antropólogos da Funai”, disse Kaefer.

O tucano citou o caso de dois municípios do oeste paranaense, Guaíra e Terra Roxa, que inclusive já tiveram seus nomes mudados pelos indígenas e que podem até desaparecer com a nova demarcação.

“Está se preparando uma invasão indígena àquela região para acabar com cidades e com propriedades lá constituídas, com pessoas que produzem e vivem no local legitimamente a várias gerações. Agora querem transformar tudo isso em área indígena”, apontou Alfredo Kaefer.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *