No vermelho


Comissão presidida pelo PSDB debate geração de energia e impacto nas contas de luz

16667891140_74533e3e55_zPresidida pelo PSDB. a Comissão de Minas e Energia debate na quinta-feira (9) o suprimento de energia no Brasil e seu impacto nas tarifas de energia elétrica. A reunião será realizada às 9h30 no plenário 14. Como alerta o deputado Rodrigo de Castro (MG), que propôs a reunião, uma leitura da série histórica dos empreendimentos do setor elétrico integrantes do PAC mostra atrasos em cerca de 35% das obras. 

Segundo o tucano, estudos indicam que, em virtude dessa lentidão, deixaram de ser incorporados ao sistema interligado nos últimos anos cerca de 10 Gw ou 8% do atual parque gerador.

“Também é imperativo abordar a questão dos valores atuais praticados pelas concessionárias do setor elétrico. Em 2015 estamos sob cenário sombrio de aumentos entre 40% – real e admitido pelo Ministério de Minas e Energia – e 70%, estimado por agentes do setor. Isso coloca a energia brasileira como a 6ª mais cara do planeta”, afirma.

Foram convidados um representante do Ministério de Minas e Energia; o professor Ildo Sauer, da Universidade de São Paulo; o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Nelson Fonseca Leite; e a coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Elici Maria Checchin Bueno.

No último dia 26, o colegiado discutiu o tema com a presença de dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica e do Operador Nacional do Sistema Elétrico.  Especialistas e parlamentares concluíram que a crise hídrica tem forte impacto nos problemas de fornecimento energético, mas que o principal problema é a falta de planejamento para o setor.

(Da Agência Câmara, com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
6 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *