Brasil está podendo?


Líder da Oposição cobra explicação de ministro sobre doação de usina para térmica para a Bolívia

16959195476_e051f16c0c_zO líder em exercício da Oposição, Arthur Virgílio Bisneto (AM), apresentou pedido de informações ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, cobrando explicações sobre a doação de uma usina termelétrica brasileira para a Bolívia. O governo Dilma vai gastar R$ 60 milhões para reformar e doar a usina ao país vizinho. A pasta comandada por Braga estaria cuidando dos detalhes finais para viabilizar a negociação.

O tucano pede que sejam especificados os fundamentos técnicos em que se baseiam as tratativas do governo para essa doação. “A doação da usina causa estupefação e  pode parecer despropositada, já que o Brasil vive uma fase de crise energética”, ressalta o deputado.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, a usina pertence à Eletronorte, uma das empresas do grupo Eletrobras. Inaugurada em 1989,  foi uma das responsáveis por abastecer os estados de Rondônia e Acre por 20 anos. Com potência de 90 megawatts, o empreendimento fica em Porto Velho (RO) e é capaz de fornecer energia para uma cidade de 700 mil habitantes. Para entrar novamente em operação precisa passar por uma “recauchutagem geral”.

A térmica foi desativada em outubro de 2009, quando Rondônia foi conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e passou a ser abastecido por hidrelétricas, que produzem energia mais barata.  A informação é do jornal “O Estado de S.Paulo”. 

Pavimentação de BR – Em outro requerimento, o deputado sugere ao ministro dos Transportes a recuperação e pavimentação da BR-319, do trecho que compreende o município de Manaus, no Estado do Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia. No pedido, o parlamentar argumenta que a reforma e a pavimentação dessa rodovia são de vital importância tanto para o desenvolvimento sustentável como para todos os setores da economia regional.

De acordo com Arthur Virgílio Bisneto, os problemas de logística afetam diretamente a produção. “Não temos hoje como escoar a produção para outros centros comerciais em menos tempo em vários estados do país, pois o único meio para a logística, em geral, é feito por meio fluvial e aéreo. Pelos rios, demanda maior tempo, enquanto pelo ar gera uma maior despesa, impactando diretamente no valor do produto final para o consumidor”, diz o deputado em seu requerimento. Ele frisa que a BR-319 é a única ligação rodoviária disponível entre Manaus e o restante do Brasil, e pede o apoio da Câmara dos Deputados para a aprovação do pedido.

O tucano também apresentou mais quatro requerimentos. Um deles solicita informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Amazonas. Entre os questionamentos, o parlamentar pede a quantidade de agências de atendimento em todo o Estado; o quantitativo de investimentos e metas para os próximos anos; o quantitativo de benefícios. A solicitação teve como base as inúmeras reclamações da ausência de postos nos municípios do Amazonas e também da própria concessão do benefício.

(Da assessoria do deputado. com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
31 março, 2015 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Brasil está podendo?”

  1. rubens malta campos disse:

    Mais um ato estranho de Dilma.Isso tem fim?

  2. Lena disse:

    Isso mesmo, como é possível estar querendo fazer ajuste fiscal com aumento de impostos enquanto Dilma vermelha está doando o que não temos para países vizinhos. Se Dilma petists quer fazer ajuste qua faça sacando dinheiro da poupança dela, pois tirar da mesa e bolso do brasileiro é piada. QUEM ERROU FOI DILMA PETISTA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *