Empréstimos suspeitos


Tucanos querem explicações detalhadas sobre financiamentos do BNDES no exterior

Os deputados Eduardo Cury (SP) e Nilson Leitão (MT) apresentaram requerimento de informações ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior cobrando explicações sobre  financiamentos para exportação de Cury - Leitãoserviços, associados ou não a exportação de bens, feitos por intermédio do BNDES.

Os tucanos afirmam que as informações solicitadas são fundamentais para subsidiar a análise do efetivo papel do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social no apoio a essas exportações. Isso é importante, segundo eles, considerando-se a conjuntura difícil que tem sido vivida pelo comércio exterior e as inúmeras críticas sobre a falta transparência no financiamento oficial de obras em outros países.

Os deputados lembram que o Congresso Nacional tem recorrentemente aprovado Medidas Provisórias autorizando empréstimos vultosos e subvenções do Tesouro Nacional para o BNDES. Isso demanda, na avaliação dos tucano, providências do Parlamento para aumentar a transparência sobre a utilização desses recursos públicos.

No requerimento, os parlamentares solicitam o valor total (expresso em dólares americanos), desagregado por país de destino das exportações, das operações aprovadas e dos desembolsos feitos pelo BNDES, em cada ano (2003 a 2014). Solicitam ainda a relação pormenorizada das referidas operações para financiamento de serviços realizadas nesses 12 anos indicando, para cada uma delas, o país de destino, o nome da empresa exportadora, nome do ente financiado, objetivo de financiamento, valor dos desembolsos efetivados pelo BNDES e uma série de outras informações.

 (Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola)

 

 

Compartilhe:
24 março, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Empréstimos suspeitos”

  1. #Empréstimos do BNDS – feitos pelos governos Lula e Dilma (PT) – para os países comunistas (Cuba, Venezuela, Colombia, Argentina. etc…), com cláusula de “secreto” , com certeza, são mais que “suspeitos”…são, na verdade, “suspeitíssimos”…maracutais…#VERGONHOSO!!!…Alô TCU…alô MPF…alô Polícia Federal….alô Senhores Congressistas….vamos trabalhar???…#Acorda Brasil!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *