Proteger fronteiras


Plenário aprova PL para coibir tráfico nacional e internacional de pessoas

Tucanos tiveram participação decisiva na aprovação de projeto contra tráfico de pessoas.

Tucanos tiveram participação decisiva na aprovação de projeto contra tráfico de pessoas.

Com apoio do PSDB, o plenário aprovou nesta quinta-feira (26) o Projeto de Lei 7370/14, que traz várias mudanças na legislação para coibir o tráfico nacional ou internacional de pessoas, como o acesso facilitado a dados de telefonia e internet. De acordo com o texto, o acesso a sinais que permitam a localização da vítima ou dos suspeitos do delito poderão ser pedidos pelo delegado se o juiz não conceder a autorização em 12 horas.

A deputada Shéridan (RR) acredita que não basta punir, mas sim proteger as fronteiras do país contra o tráfico de pessoas. Na avaliação dela, a falta de recursos dos órgãos responsáveis pelo controle nessas regiões gera grande vulnerabilidade. “É inegável que as polícias deveriam ter estrutura para verificar, mas isso não acontece. O governo federal segue ignorando a questão, preterindo as condições de trabalho desses profissionais”, alertou. A tucana alega que em Roraima, estado que representa, as portas das fronteiras estão abertas e o caminho está praticamente livre para criminosos. “Aprovamos agora no Plenário da Câmara importantíssimo projeto de lei que dispõe sobre o tráfico internacional e interno de pessoas”, comemorou João Campos (GO) pelo Twitter.

Comissão externa – A bancada do PT atuou para impedir a aprovação de comissão externa para avaliar as circunstâncias da prisão do prefeito da capital da Venezuela, Caracas, Antonio Ledezma, pelo Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin). O requerimento que pedia a criação do grupo não foi votado por falta de quórum. Na quarta-feira (26), o plenário aprovou moção de repúdio ao país proposta pelo líder da Minoria na Casa, Bruno Araújo (PE).

Durante a discussão do requerimento, parlamentares do PSDB saíram em defesa do envio de representantes ao país vizinho. O deputado Arthur Bisneto (AM) afirmou que a Venezuela atenta contra o direito dos cidadãos. “O Brasil precisa compreender que é vergonhosa a situação daquele país. É fundamental dar voz à oposição e respeitar os direitos”, afirmou.

Nilson Leitão (MT) se disse preocupado com o posicionamento do PT em defesa do governo Maduro. “Dilma pode até gostar do modelo da Venezuela, mas o Brasil é um país democrático com definições claras. Ela não pode impor seu gosto pessoal”, comentou. O deputado Nelson Marchezan Júnior (RS) reforçou a necessidade da comissão externa: “O caminho que estão levando o Brasil não é o que queremos”, disse.

Urgência no proforte – O plenário aprovou a urgência para o Projeto de Lei 5201/13, que cria regras para os clubes de futebol renegociarem a dívida com o Fisco federal. Além da renegociação das dívidas em taxas menores, o projeto prevê o rebaixamento do clube mau pagador. Conhecido como Proforte ou Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, a proposta foi aprovada por uma comissão especial em maio do ano passado, na forma de um substitutivo do deputado Otavio Leite (RJ).

(Da redação com informações da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *