Combate à corrupção


Projeto de Thame procura agilizar recuperação de dinheiro remetido ilegalmente ao exterior

Projeto de lei apresentado nesta semana pelo secretário-geral do PSDB, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), propõe maior agilidade no bloqueio e repatriamento do dinheiro enviado ao exterior de forma ilegal. O tucano é presidente do capítulo brasileiro da Gopac (Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção).

A propositura prevê que o pedido de bloqueio do dinheiro desviado seja feito pelo Ministério Público Federal, que deverá apresentar a petição ao Poder Judiciário dentro de cinco dias após a conclusão do inquérito policial. O processo passa a tramitar sob rito sumaríssimo. Os recursos depositados ilegalmente passarão à propriedade da União após sentença definitiva que declare a perda desses bens, conforme explica o deputado.

“O Ministério Público Federal poderá tomar a iniciativa dentro de cinco dias após a denúncia de algum depósito no exterior, ou cinco dias após a conclusão do respectivo inquérito. Terminado o inquérito e iniciando-se a parte judicial, o MPF já pode, tendo a denúncia sido aceita pelo juiz, pedir o bloqueio para posterior repatriação.”

Mendes Thame ressalta que, pela legislação atual, recursos depositados em outros países, normalmente vinculados a processos criminais, dificilmente voltam para os cofres do Tesouro, e mesmo assim, somente depois de encerrada a ação judicial, o que pode levar anos.

O deputado destaca que sua proposta vem sanar uma brecha nas normas em vigor. “A legislação brasileira é omissa nesse caso”, afirma o parlamentar, acrescentando: “Urge que tenhamos uma legislação que nos permita quebrar essa inércia no repatriamento de recursos ilegalmente subtraídos do povo brasileiro, facilitando a punibilidade de criminosos ‘sofisticados’, que se utilizam de manobras mirabolantes para esconder estes recursos, sob o manto do sigilo bancário concedido por vários países”.

Ao apresentar o projeto, o parlamentar solicita apoio dos deputados para a sua aprovação, “o que permitirá abreviar o lapso de tempo que nos separa de legislações modernas, as quais permitem a recuperação de recursos utilizados no crime organizado e já são adotadas por vários países desenvolvidos”.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *