Gestão nada democrática


Marchezan na TV Câmara: Planalto se omite diante de desmandos praticados por Nicolás Maduro

Durante participação no programa Brasil em Debate, da TV Câmara, na última terça-feira (24) (assista a íntegra abaixo), o deputado Nelson Marchezan Júnior (RS) acusou o Planalto de ser leniente e conivente com os desmandos praticados pelo governo de Nicolás Maduro, na Venezuela. O país vizinho tem vivido uma série de episódios que demonstram desrespeito aos direitos humanos e à liberdade de expressão e de imprensa. Organismos internacionais já pediram para que países da América do Sul se posicionem contrários a tais acontecimentos, mas, ainda assim, a diplomacia brasileira se omite.

O prefeito da capital Caracas, Antonio Ledezma, foi preso por agentes do Serviço Bolivariano de Informação (Sebin), o serviço de inteligência da Venezuela, sob a acusação de planejar um golpe de Estado. Outro opositor, Leopoldo López, está preso há um ano e a ex-deputada Maria Corina Machado afirmou, em entrevistas, que ela e familiares estão recebendo diariamente ameaças de morte. No dia seguinte à prisão do prefeito de Caracas, o governo brasileiro emitiu uma nota dizendo que acompanha os fatos com preocupação.

Para Marchezan Júnior, a gestão petista está sendo não só conivente, mas simpática à administração daquele país. “Como o Brasil vai condenar a Venezuela se tenta praticar tudo isso aqui?”, questionou o tucano.

 

O tucano fez questão de lembrar que, atualmente, mais da metade dos prefeitos no país são contrários ao regime e sofrem perseguição política e processos, acusados de “conspirar” contra a pátria. Em 11 municípios, as sedes de partidos de oposição foram invadidas e a polícia fez busca de documentos “subversivos” sem nenhum tipo de ordem judicial. Canais de TV foram fechados nos últimos anos e o país enfrenta uma crise de desabastecimento de diversos produtos. A oposição tem sido perseguida e completamente amordaçada.

Na avaliação do tucano, há muita semelhança entre o governo do PT e a ditadura venezuelana. “A Venezuela usa a riqueza de seu povo, que é a estatal petrolífera, para enriquecer seus comandantes e dominar o povo. Aqui também a Petrobras serviu para enriquecer lideranças do PT e alimentar uma campanha com recursos”, disse, ao destacar que há evidente apoio do governo do PT a regimes ditatoriais pelo mundo.

“É absolutamente inaceitável que um país do tamanho do Brasil, com sua importância econômica e política, simplesmente diga que está olhando com preocupação tudo isso. O Brasil deveria sim se pronunciar e levar essa pauta para os organismos internacionais para que isso fosse debatido”, alertou o tucano. Segundo ele, a importância diplomática do país tem minguado ano após ano devido ao alinhamento ideológico aos regimes antidemocráticos.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
26 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *