Liberdades violadas


Marchezan pede criação de comissão externa para acompanhar de perto crise na Venezuela 

13108546794_0250bbc491_z

Tucano condena silêncio do governo ao autoritarismo promovido pelo governo Maduro.

O deputado Nelson Marchezan Júnior (RS) apresentou nessa quarta-feira (25) requerimento de criação de Comissão Externa para acompanhar, em viagem à Venezuela, a situação político-institucional e a consequente violação de direitos humanos e políticos no país vizinho.

O requerimento baseia-se, entre outros, nas regras internacionais que orientam as relações diplomáticas que o país mantém. O não cumprimento por parte do Governo Venezuelano desses acordos tem causado desconforto aos países que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

País estratégico da América do Sul, com importante papel na produção e exportação de Petróleo (mais de 2 milhões de barris produzidos por dia) e membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Venezuela  está em crise desde 2013. Semana passada, Nicolás Maduro, presidente venezuelano, mandou prender, sem ordem judicial, o prefeito de Caracas. Antonio Ledezma foi levado para uma prisão militar, acusado de golpismo. Leopoldo López, outro líder de oposição, está também detido há um ano, sob acusações não comprovadas pela Justiça.

O cerceamento às liberdades individuais e à liberdade de imprensa no país é de amplo conhecimento da comunidade internacional. Como exemplo, pode-se citar as inúmeras ameaças dirigidas ao canal norte-americano CNN, bem como a não-renovação da concessão de funcionamento das emissoras contrárias ao Governo Maduro, entre elas a RCTV.

Autoridades do mundo todo e organismos internacionais estão firmando suas posições. Para Marchezan, “o silêncio do Governo Brasileiro nada mais é que uma admiração que o Partido dos Trabalhadores tem pelo sistema adotado desde o Governo Hugo Chávez. O uso de estatais para enriquecimento ilícito e o abafamento da imprensa são grandes semelhanças”.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Leia também:

Com voto contra do PT, Câmara aprova moção de repúdio ao Governo da Venezuela

Compartilhe:
26 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *