Incentivo à ciência


Métodos substitutivos: Tripoli destina R$ 1,5 milhão para alternativas à experimentação animal

tripoliCoordenador do Grupo de Trabalho de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado Ricardo Tripoli (SP) destinou R$ 1,5 milhão para incentivar a pesquisa e a implantação de métodos alternativos ao uso de animais em experimentos científicos. O valor foi apresentado por meio de emenda parlamentar à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 a ser executada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Pela primeira vez na história da peça orçamentária federal, pudemos apresentar emendas individuais para incentivar a pesquisa e implantação de métodos alternativos ao uso de animais em experimentos científicos. É um avanço e representa uma esperança concreta na tentativa de mudar a triste realidade que conhecemos. Vamos ficar atentos à tramitação e apreciação das emendas para que possamos garantir o efetivo empenho desses recursos em favor dos nossos animais”, argumentou o parlamentar.

Biografia – Na Câmara dos Deputados, Tripoli foi membro de duas das mais importantes comissões técnicas da Câmara: a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS). A Comissão de Constituição e Justiça tem como atribuição analisar aspectos constitucionais, legais, jurídicos, regimentais e que dizem respeito à técnica legislativa de projetos, emendas ou substitutivos. Já a Comissão de Meio Ambiente, onde o parlamentar foi 1.º Vice Presidente, é o principal foro de discussão no Congresso sobre política ambiental e desenvolvimento sustentável.

Em seu segundo mandato, Tripoli foi relator da Subcomissão Especial Rio + 20 da Câmara dos Deputados e coordena o Grupo de Trabalho de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista, que analisa todos os projetos de lei em tramitação na Câmara que tratam sobre a fauna brasileira.

O parlamentar também é o relator da Comissão Externa que investiga denúncias de maus-tratos contra animais no Instituto Royal, empresa de pesquisa que funcionava em São Roque, interior de São Paulo.

Em sua primeira legislatura como deputado federal, Tripoli presidiu a Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e relatou proposta que consolida toda a Legislação Ambiental Brasileira.

Prêmio Congresso em Foco – Em agosto de 2013, o deputado integrou a lista dos melhores parlamentares da Câmara dos Deputados na visão de 166 jornalistas de 45 veículos de comunicação que cobrem o Congresso Nacional. Os profissionais de imprensa participavam do processo de votação da edição 2013 do Prêmio Congresso em Foco. A iniciativa teve como objetivo estimular a sociedade a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos e identificar os congressistas com atuação destacada no parlamento.

Em fevereiro de 2012, o parlamentar estreou na lista dos 50 melhores parlamentares do país, segundo pesquisa publicada também pela revista Veja. O reconhecimento se repetiu em 2013, quando ele integrou novamente a pesquisa da Editora Abril.

Trabalho reconhecido – Ricardo Tripoli iniciou sua trajetória política ao ser eleito vereador de São Paulo. Na sequência, foi secretário de Negócios Extraordinários e deputado estadual por quatro mandatos. Também presidiu a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e a Comissão de Constituição e Justiça daquele poder. Ele foi secretário estadual de Meio Ambiente e presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).

Atualmente presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, Tripoli está em sua terceira legislatura consecutiva na Câmara Federal. No Estado de São Paulo, Tripoli desenvolve ações nas áreas social e ambiental, trabalhando pelos direitos da melhor idade. Uma das leis de sua autoria consolidou em São Paulo a Política Estadual do Idoso e propiciou o desenvolvimento de ações que hoje oferecem dezenas de benefícios, entre eles o Centro de Referência do Idoso.

Há mais de 30 anos, Tripoli representa uma liderança consolidada na luta pela preservação do meio ambiente e trabalha para cuidar e proteger as riquezas naturais, visando não só a atual geração, mas as próximas também. Em Brasília, se destaca pela assiduidade, combatividade e competência, visando o desenvolvimento sustentável e atuando sempre em defesa dos animais. Além disso, o parlamentar destina atenção especial na fiscalização das políticas ambientais do governo federal e monitora sistematicamente a preservação da biodiversidade.

(Fonte: Assessoria do deputado com informações da Revista Veja e do Portal Congresso em Foco)

Compartilhe:
25 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *