Mudança necessária


Diante de instalação de comissão especial na Câmara, bancada promove debate sobre reforma política

Deputados do PSDB começaram a debater, na manhã desta quarta-feira (25), a posição da bancada em relação à reforma política, cuja comissão especial realizou ontem a primeira reunião de trabalho. Nela, o relator Marcelo Castro unnamed(PMDB-PI) apresentou o roteiro de atividades, e os membros do colegiado aprovaram requerimentos para a realização de audiências públicas. Além disso, elegeram o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) como o terceiro vice-presidente.

Aproximar eleitores dos eleitos – Segundo vice-presidente da comissão, o deputado Marcus Pestana (MG) deu um panorama sobre os temas que dominarão as discussões e fazem parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13 – uma das matérias em análise e da qual ele foi um dos colaboradores. Entre eles, o financiamento misto de campanha, a coincidência de mandatos e o fim das coligações proporcionais, da reeleição e do voto obrigatório.

O tucano esclareceu que a reforma será estritamente partidária, eleitoral e política, sem promover mudanças, por exemplo, no Poder Judiciário. E reforçou que, para o PSDB, o importante é definir um sistema eleitoral capaz de aproximar a sociedade de seu representante. “Pesquisas apontam que 70% dos brasileiros, após um ou dois anos de eleição, não sabem sequer dizer o nome do deputado em quem votaram. Quem não diz o nome é porque não acompanha. Não há nenhum controle social sobre os mandatos”, alertou.

Ao longo de aproximadamente três horas, integrantes da bancada do PSDB expuseram suas críticas e opiniões às propostas de reforma política sugeridas por congressistas e entidades da sociedade civil. Os deputados tucanos devem voltar a discutir o tema em outra reunião, cuja data e local ainda serão definidos.

 Audiências – A Comissão Especial da Reforma Política reúne-se na próxima terça-feira (3), a partir das 14h, para iniciar as audiências públicas com especialistas e integrantes de entidades da sociedade civil. O colegiado terá prazo de até 40 sessões ordinárias para apresentar e votar um relatório. Em seguida, a matéria precisará ser apreciada nos plenários da Câmara e do Senado, em dois turnos cada.

 (Da Redação)

Compartilhe:
25 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *