Esperança de mudanças


Tucanos esperam que comissão da reforma política traga resultados; Pestana é eleito 2º vice-presidente

dfdfdfdfdfdfdfdf

Pestana: é preciso aproximar a sociedade da representação política. Tucano lembra que muitos esquecem rapidamente em quem votaram.

O deputado Marcus Pestana (MG) foi eleito, nesta terça-feira (10), segundo vice-presidente da comissão especial da Câmara que debaterá a reforma política. Presentes à primeira reunião do colegiado, tucanos manifestaram expectativa positiva de que o trabalho trará resultados concretos, com mudanças que fortaleçam a democracia e estejam sintonizadas com os desejos e anseios dos eleitores. 

Composição – Compõem ainda a mesa responsável pela condução dos trabalhos os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), eleito presidente; Rubens Otoni (PT-GO), primeiro vice-presidente, e Marcelo Castro (PMDB-PI), indicado relator. Além de Pestana, representam o PSDB na comissão especial, na condição de titulares, os deputados Silvio Torres (SP) e Max Filho (ES). Foram indicados para a suplência os tucanos Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Samuel Moreira (SP) e Fábio Sousa (GO)

Play

 A instalação do colegiado contrariou os aliados do Palácio do Planalto, em especial o PT. Na semana passada, fizeram de tudo para evitar a votação, no Plenário da Casa, da admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13 – uma das matérias a serem analisadas pelos integrantes da comissão.

 Esforço concentrado – Depois de eleito para a segunda vice-presidência do colegiado, o parlamentar do PSDB defendeu a proposta. “Essa PEC é o melhor produto que já se gerou no esforço de construção de consensos”, afirmou ele, que apelou para a boa vontade dos colegas no encaminhamento das discussões. “Vamos trabalhar sem preconceitos, sem análises prévias e radicalizadas. Essa reforma não pode ser de nenhum partido. Tem que ter uma visão de longo prazo e de fortalecimento e modernização da democracia.”

 O tucano destacou, ainda, quais serão os objetivos prioritários da comissão. Primeiro, aproximar a sociedade da representação política. “Não me canso de repetir que reiteradas pesquisas de opinião demonstram que 70% dos brasileiros não sabem dizer sequer o nome do deputado em quem votaram dois anos depois da eleição. Se não sabem dizer é porque não controlam, não fiscalizam”, alertou.

 O segundo objetivo, afirmou Pestana, é fortalecer os partidos. “O atual sistema transfere a competição para dentro dos partidos. Há esse fenômeno no Brasil”, disse o deputado, que apontou ainda a necessidade de se melhorar as regras de financiamento da atividade política. 

Vários tucanos participaram da primeira reunião da comissão.

Vários tucanos participaram da primeira reunião da comissão.

Vontade popular – Também titular do PSDB no colegiado, Silvio Torres afirmou que há uma clara vontade dos cidadãos e do Poder Legislativo, especialmente da Câmara, de promover a reforma até 30 de setembro, prazo limite para que as mudanças vigorem nas eleições municipais do ano que vem. “É uma vitória do Parlamento instalar essa comissão num período em que há muitas respostas a se dar à sociedade”, disse.

Estreante na Casa, Max Filho assumiu a titularidade na comissão defendendo o aperfeiçoamento do modelo democrático brasileiro. “Lamentavelmente, a política tem sido a reedição de velhos erros. É preciso que o sistema seja melhorado para que melhore a representação do povo”, declarou.

Suplente do partido no colegiado, Samuel Moreira lembrou que as discussões sobre o tema deverão estar centradas nos anseios do eleitorado. “A sensação é de que a política é feita só para os políticos. Completamente distante da população. Vamos ter que encontrar um caminho para que o eleitor possa ser o principal protagonista do processo”, alertou.

A comissão deve começar efetivamente em 24 de fevereiro e terá prazo de até 40 sessões ordinárias para apresentar e votar um relatório. Em seguida, a matéria precisará ser apreciada nos plenários da Câmara e do Senado, em dois turnos cada. Para valerem já nas eleições de 2016, as novas regras devem ser aprovadas um ano antes do pleito.

 (Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
10 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *